CI

América do Sul exporta primeira carga de carne carbono neutro

O Uruguai fará neste mês o primeiro carregamento de carne neutra em carbono para a Suíça


Foto: Divulgação

O Uruguai se prepara para ser o primeiro país da América Latina a exportar carne carbono neutro. O carregamento deve seguir na segunda quinzena deste mês para a Suíça. A carne foi produzida pela empresa Mosaica, verificada pelo LSQA – Laboratorio Tecnológico do Uruguai e os bois serão abatidos pelo frigorífico Solís Meat Uruguay.

No início de 2021, a Mosaica, que exporta para os principais mercados europeus, iniciou um processo de coleta de dados e gerenciamento de sua pegada de carbono. Devido às características de seu sistema de produção, baseado em pastagens naturais e com um importante componente de conservação da floresta nativa, o estabelecimento alcançou uma captura de CO2 superior às suas emissões, atingindo assim a distinção de neutralidade de carbono.

O processo verificado abrange todas as etapas da produção pecuária, desde o nascimento do animal, à reprodução e engorda do mesmo até sua chegada ao frigorífico para abate.

O Uruguai assinou a COP26 realizada em Glasgow este ano, onde metas globais ambiciosas foram definidas especificamente em torno das emissões de metano, visando uma redução de 30% delas até 2030. Como os principais destinos de exportação implementam restrições em seus mercados para produtos com altas emissões de gases de efeito estufa (GEE), os produtos importados precisarão demonstrar um desempenho ambiental consistente para evitar a concorrência desleal.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.