CI

Americanos prorrogam incentivos para o álcool


Produtores de álcool etanol dos Estados Unidos, como a Archer Daniels Midland (ADM), poderão se beneficiar da prorrogação de três anos dos incentivos fiscais, graças à proposta do presidente George W. Bush destinada a estimular a fabricação do aditivo para combustível à base de milho.

Um incentivo de 62 centavos o galão (3,8 litros), que deveria expirar em 2007, continuará em vigor até 2010, segundo a proposta contida no orçamento do governo Bush para o exercício fiscal de 2004.

O incentivo fiscal para o etanol é de 52 centavos o galão, embora os produtores menores possam solicitar 62 centavos para os primeiros 15 milhões de galões produzidos em um ano, de acordo com o orçamento. Como alternativa, as misturadoras de combustíveis poderão pedir isenção do imposto sobre a gasolina de 52 centavos para cada galão de etanol misturado ao combustível.

As refinarias de petróleo dos EUA estão comprando mais etanol para utilizar em lugar do éter metil-terciári-butil, ou MTBE, um produto concorrente que será retirado gradativamente da produção de combustíveis na Califórnia e em Nova York até janeiro de 2004. As proibições foram impostas depois que o MTBE vazou de tanques de armazenamento, poluindo os lençóis freáticos na Califórnia e em outros estados.

A Archer Daniels Midland, maior produtora de etanol dos Estados Unidos, aumentou sua participação no mercado norte-americano que movimenta US$ 3,1 bilhões para 46%, em setembro, com a aquisição de sua principal concorrente, a Minnesota Corn Processors, por US$ 394,4 milhões.

A produção norte-americana de etanol subiu pelo sexto mês consecutivo em dezembro, pois novas destilarias contribuíram para aumentar a oferta do aditivo. Naquele mês, as processadoras de milho produziram uma média de 176 mil barris diários de etanol, um aumento de 42% em relação ao ano anterior, informou o Departamento de Energia dos Estados Unidos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.