CI

Americanos vêm conhecer soja orgânica do PR


A partir de amanhã até sexta-feira, professores da Universidade do Iowa, Estados Unidos, estarão visitando lavouras de soja orgânica em diversas regiões do Paraná. Fazem parte do grupo Mary Wiednehoft, especialista em solos, Gina MacAndrews, que estuda impactos sociais e econômicos envolvidos na conversão da agricultura convencional para a orgânica, e Matt Liebman, considerado o maior especialista americano no manejo de plantas daninhas sem uso de agrotóxicos. O controle de invasoras é fator crítico em plantações de soja orgânica.

"É uma visita para troca de experiências. Eles vêm conhecer nossas pesquisas sobre manejo de invasoras em soja orgânica", informa Carlos Armênio Khatounian, pesquisador do Iapar – órgão vinculado à Secretaria da Agricultura e Abastecimento – que faz doutorado na Universidade de Iowa e acompanha o grupo.

Grande produtora de grãos, a região de Iowa é chamada pelos americanos de bread basket (cesto de pão). A área cultivada do estado é quase totalmente ocupada com soja e milho sob intensiva mecanização e alto uso de insumos químicos, o que vem acarretando graves problemas de poluição do solo e água e esvaziamento populacional das comunidades rurais.

O roteiro prevê visitas a propriedades e organizações de produtores das regiões de Jataizinho, Ponta Grossa, Capanema e Planalto. Na sexta-feira (21), os pesquisadores participam do Seminário "Avanços e desafios da agricultura orgânica nos Estados Unidos" na sede do Iapar, em Londrina, dirigido a pesquisadores, técnicos e produtores. As inscrições devem ser feitas com antecedência (fone 43 3376-2373 ou e-mail [email protected]).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.