CI

Amorim discutirá nos EUA fórmulas para salvar Doha

O ministro das Relações Exteriores do Brasil vai discutir fórmulas que destravem as negociações da OMC


Agência EFE - O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, se reunirá nesta quarta-feira (03-01), em Nova York, com a representante de Comércio dos Estados Unidos, Susan Schwab, com o objetivo de encontrar fórmulas que destravem as negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC), segundo fontes oficiais.

Na reunião, os dois vão "discutir as perspectivas das negociações da Rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio", segundo um comunicado divulgado nesta terça-feira (02-01) pelo ministério brasileiro. "A agenda prevista para o encontro é flexível e ampla, de forma a permitir discussões construtivas sobre os principais pilares das negociações e os entraves neles constatados", acrescenta a nota.

A viagem de Amorim a Nova York será a primeiro do chanceler brasileiro desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu, nesse domingo, seu segundo mandato de quatro anos. O chanceler já disse que a prioridade da política externa do Brasil no segundo mandato de Lula continuará sendo a integração dos países sul-americanos, sobretudo através do Mercosul, e alianças com as nações em desenvolvimento de América Latina, Ásia e África.

O Brasil é um dos líderes do chamado Grupo dos Vinte (G20), que agrupa as nações em desenvolvimento que combatem os subsídios que os países ricos concedem à agricultura, além de um importante porta-voz destes países nas negociações da OMC.

As negociações da Rodada de Doha estão paralisadas desde julho de 2006, quando os principais atores da negociação foram incapazes de superar suas diferenças sobre os cortes tarifários e os subsídios agrícolas e industriais a serem aplicados.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.