CI

Amuplam acompanha efeitos da estiagem na região do Planalto Médio (RS)

Em Pejuçara, na safra deste ano a média de colheita de soja ficou em cerca de 25 sacas por hectare


A Associação dos Municípios do Planalto Médio (Amuplam)acompanha os reflexos da estiagem na região.

Segundo o presidente da entidade e prefeito de Pejuçara, Leonir Perlin, ainda é cedo para ter informações exatas, visto que é necessário fechar números sobre rendimentos de soja e milho, dentre outras questões.

Porém, ele acredita que a baixa no setor agrícola vai causar redução de empregos principalmente na construção civil e em grandes empresas.

Em Pejuçara, por exemplo, Perlin frisa que na safra deste ano a média de colheita de soja ficou em cerca de 25 sacas por hectare, em detrimento de 55 sacas da safra passada. Já o milho teve produtividade média de 20 sacas, contra 150 de 2011.

No entanto, na questão da soja, Leonir Perlin informou que principalmente agricultores com propriedades nas divisas com os Municípios de Panambi e Bozano tiveram produtividade bem menor, especialmente pequenos produtores.

O presidente da Amuplam salienta que são aguardadas as linhas de crédito dos governos federal e estadual para auxiliar os agricultores. No caso de Pejuçara, Perlin ainda frisou que a equipe da prefeitura está efetuando levantamento por escrito e fotográfico dos registros da estiagem, por exemplo, em rios e sangas para deixar registrado os efeitos da seca.


Em relação ao abastecimento de água, o prefeito acredita que esta é a pior estiagem da história de Pejuçara.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.