CI

Ana Amélia critica embargo russo à carne brasileira

Senadora diz que não há justificativa técnica de ordem sanitária para a medida


O novo embargo da Rússia à importação de carne brasileira foi criticado pela senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) nesta sexta-feira (3). Da tribuna do Plenário, representante do Rio Grande do Sul, uma das regiões mais afetadas com a decisão, garantiu que não há justificativa técnica de ordem sanitária para a medida.


- Para se ter uma ideia da dimensão desse gravíssimo problema, basta dizer que, em 2010, exportamos o equivalente a US$ 2 bilhões em carne para aquele mercado - carne, bovina, carne suína e de frango - criticou a senadora.

A Rússia alegou questões de ordem sanitária para o embargo, mas Ana Améli disse que, nos meios diplomáticos, haveria a desconfiança de que os motivos seriam outros.

- Suspeita-se que a Rússia está dando o troco ao Brasil por não ter tomado uma posição firme no sentido de apoiar a sua entrada na Organização Mundial do Comércio - disse.

Em seu pronunciamento, a parlamentar afirmou que o governo precisa reagir de "maneira firme e enérgica" para mostrar a qualidade do serviço nacional e evitar essa "tentativa da Rússia de criar um problema grave sem justificativa técnica". Ao mesmo tempo, ela alertou para a necessidade de o Brasil ter uma produção cada vez mais qualificada sob a ótica da sanidade animal, para evitar a imposição de barreiras que prejudiquem a exportação nacional.

China

Ana Amélia também disse que o Brasil precisa discutir com autoridades e a sociedade em geral questões de ordem internacional que estão afetando o mercado interno, como a entrada, no país, de produtos chineses a preços muito mais baratos do que os produzidos no Brasil. Para ela, essa situação, causada, em parte, pela incapacidade de investimentos das empresas nacionais, acaba provocando a "internacionalização e a desindustrialização" do país.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.