CI

Ana Amélia e Heinze encaminham sugestão para municípios com estiagem

A ideia é de que o governo subsidie a compra de até três tratores para cada município


O deputado federal Luis Carlos Heinze (PP/RS) e a senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS) encaminharam ofício ao governador em exercício do Rio Grande do Sul, Beto Grill, e aos ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra sugestões para atender os municípios que decretaram situação de emergência devido à estiagem que afeta a produção gaúcha de grãos e a pecuária.


Documento dirigido aos governos e que deve ser reforçado pelos líderes políticos e classistas

A ideia é de que o governo subsidie a compra de até três tratores para cada município atingido e iniciar um programa permanente de construção de reservatórios para irrigação – açudes ou aguadas para animais. A proposta prevê o aporte de recursos federais a serem repassados ao estado para a licitação e compra dos equipamentos. Heinze afirma que o objetivo é minimizar os efeitos da falta de chuvas e destaca a importância de ações que devem ser promovidas pelos prefeitos e lideranças locais. “É necessário que esses líderes políticos e classistas reforcem nossa sugestão aos governos federal e estadual”, ressalta.

Para o parlamentar, a falta de água poderá ser resolvida com a construção de açudes e pequenas barragens, sem envolver investimentos de grande monta. Heinze defende que a compra coletiva dos tratores de 130 hp's com raspadeiras agrícolas motoscrapers pode minimizar os efeitos da estiagem no médio prazo. O valor médio dos equipamentos é de R$ 160 mil e pode ter redução de até 30%, ou mais, nas encomendas coletivas feitas à indústria.


Até o momento, prefeitos de 169 municípios gaúchos decretaram situação de emergência, nos quais os prejuízos podem superar R$ 2 bilhões com as perdas na produção agrícola.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.