A ovino e caprinocultura crescem em todo o País e ganham os campos também nas propriedades rurais tocantinenses. Exemplo disso, é que o rebanho de ovinos e caprinos cresceu 18,49% em 2009, subindo de 110.157 para 130.528 animais. Apesar de parecerem mais fáceis, as criações demandam muitos cuidados sanitários para o sucesso do negócio. O tema será abordado neste sábado, dia 19, a partir das 9h, no município de Ananás, a 520 km de Palmas, no Dia de Campo da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária. Todos os produtores do Extremo Norte do Estado foram convidados a participar do evento, que ocorrerá na chácara Wagnessa, do senhor Wilson Carvalho.
A primeira palestra será ministrada pelo médico veterinário da Adapec, Jefferson Pessoa, sobre ‘Sanidade de Ovinos e Caprinos’. “Vamos tratar das principais doenças que podem acometer estes animais, a melhor forma de prevenção e também o tratamento”, explica o gerente do Programa Estadual de Sanidade de Caprinos e Ovinos, que acrescenta que a Cooperovinos e a Escola Técnica em Araguatins estão incentivando a ovinocaprinocultura no município.
Para auxiliar na administração financeira, os produtores poderão assistir a palestra ‘Gestão Econômica’ com o técnico do Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, André Luiz Rocha.
Em seguida, o mestre Alfonso Dimperio, do IFTO - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia, falará sobre a Sustentabilidade Econômica da Ovinocultura na Região Amazônica.
“O objetivo é esclarecer os produtores sobre o manejo sanitário que é bem diferenciado da bovinocultura por exemplo, tirando todas as dúvidas dos criadores e também de quem tem interesse em começar a criação. Além disso, queremos auxiliar na administração financeira que pode ser bem complicada para o produtor, por isso chamamos o Sebrae e o IFTO para nos ajudar. Vai ser um grande sucesso”, falou o presidente da Adapec, José Luciano Azevedo, acrescentando que este trabalho de Educação Sanitária é desenvolvido em todo o Tocantins.
Ananás
Em 2008, o município tinha 645 ovinos e 59 caprinos. Já em 2009, foram declarados pelos produtores 739 ovinos, ou seja, um aumento de 14,5% se comparado com 2008. O número de caprinos também cresceu para 122 animais em 2009, sendo 106,7% de aumento. As informações são de assessoria de imprensa.
Agronegócio
Ananás (TO) recebe Dia de Campo de Ovinocaprinocultura da Adapec
O objetivo é esclarecer os produtores sobre o manejo sanitário
Por:
Agrolink
-Marianna