Anfavea prevê aumento nas vendas de tratores e colheitadeiras em 2004
CI
Agronegócio

Anfavea prevê aumento nas vendas de tratores e colheitadeiras em 2004

Por:

As vendas de máquinas agrícolas no mercado interno devem crescer entre 7% e 8% este ano sobre as 37,9 mil unidades comercializadas em 2003, segundo projeções iniciais da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Em fevereiro foram comercializadas no País 2,53 mil unidades, com queda de 1,4% em comparação ao mesmo período de 2003. Em relação a janeiro, houve aumento de 5,3% nas vendas das montadoras.

No primeiro bimestre do ano foram vendidas 4,95 mil unidades, um índice superior em 21,5% ao mesmo período do ano anterior. "A tendência é de que o ano encerre com desempenho positivo, uma vez que há espaço a ser preenchido no mercado interno, mas o aumento não deve se dar nos patamares do primeiro bimestre", avalia Pérsio Pastre, vice-presidente da Anfavea. O aumento da produção agrícola, que vai resultar em uma safra de cerca de 130 milhões de grãos este ano, e a reposição das frotas mais antigas sustentarão o incremento das vendas.

Já as exportações de máquinas agrícolas totalizaram 2,3 mil unidades em fevereiro, um aumento de 69,3% em relação a igual período do ano passado. No primeiro bimestre do ano o Brasil exportou 4,26 mil unidades, um aumento de 87,8% em comparação com o desempenho obtido em 2003.

"As exportações crescem à taxas pequenas, mas a indústria brasileira já conquistou seu espaço no mercado mundial, devido à confecção de maquinário moderno e competitivo." Como resultado de tão bom desempenho tanto no mercado interno quanto fora do País, a produção de máquinas agrícolas deve atingir patamar recorde em 2004. Em 2003, o Brasil produziu 60,3 mil unidades, 70% da capacidade instalada, e faturou US$ 962 milhões.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink