CI

Angola cria condições para relançamento da produção pecuária

Ministro falou de ações para a implementação de projetos de produção de vacinas e medicamentos de uso veterinário


Huambo - O executivo angolano está a trabalhar para o desenvolvimento da produção pecuária e pesqueira no país, no quadro da produção familiar e empresarial, informou nesta terça-feira (19), na cidade do Huambo, o ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Afonso Pedro Canga.

Falando para mais de quinhentas pessoas, participantes do II Congresso Angolano de Medicina Veterinária e do XII Internacional em Língua Portuguesa, que decorrem até ao dia 21 deste mês, afirmou que, neste sentido, a formação de quadros em diferentes níveis e a investigação científica são de domínios prioritários no programa do executivo angolano, afirmando que estão em curso projectos de formação de especialistas no país e no estrangeiro.

Pedro Canga informou também estar em curso um programa de reabilitação e construção de infra-estruturas de apoio à investigação científica (Estações Zootécnicas, Laboratórios, Estações Experimentais) , ligadas aos Institutos de Investigação Veterinária (IIV) e Agronómica.

Reconheceu, igualmente o empenho nas atividades de investigação científica, no domínio dos recursos biológicos, aquáticos, através do Instituto de Investigação Pesqueira.

Do mesmo modo, continuou, correm ações direcionadas para a futura implementação de projetos de produção de determinadas vacinas e medicamentos de uso veterinário, para fazer face às necessidades, cada vez mais crescentes, do país.

Pedro Canga agradeceu a colaboração da Ordem dos Médicos Veterinários, que considerou de parceiro importante, tendo renovado o compromisso de apoiar as acções que têm levado acabo.

Participam dos congressos, médicos veterinários de Angola, Brasil, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, que vão discutir, em quatro paineis, temas "A produção Animal", "Clínica e patologia de animais de companhia", "Sanidade animal" e "saúde pública veterinária".

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.