CI

Angus realiza sua exposição nacional de animais de elite durante a 54ª Expolondrina

54ª Expolondrina


A genética Angus vai dominar a programação da 54ª Expolondrina, uma das maiores feiras agropecuárias do País, entre os dias 10 e 13 de abril (quinta a domingo).

Neste ano, porém, o evento terá ainda mais importância para os criadores da raça, por conta da realização da Exposição Nacional do Angus, segundo destaca a gerente administrativa da Angus, a médica veterinária Juliana Brunelli.

"A exposição de animais de argola de Londrina sempre foi uma das mais importantes no calendário anual da raça Angus. Este ano teremos 115 animais em exposição, levados por 14 criadores dos estados de Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

Dia 11 de abril, na pista central do Parque Governador Ney Braga, ocorre o julgamento dos machos de argola. O julgamento das fêmeas ocorre no dia seguinte (12/04), também na pista central. Este ano a avaliação dos animais ficará à cargo do experiente jurado argentino, Maurício Groppo.

"A expectativa é a melhor possível. Com certeza veremos na pista o melhor da genética Angus vinda dos mais renomados criatórios de todo o País", afirma o presidente da Associação Brasileira de Angus, Paulo de Castro Marques, que destacou o quanto a etapa de Londrina passa a pesar para o ranking nacional de criadores e expositores da raça.

Encontro de criadores. Abrindo a participação da Angus na 54ª Expolondrina, no dia 10 de abril, ocorre um grande encontro de criadores, promovido pela diretoria de fomento da entidade. No encontro, criadores paranaenses irão discorrer sobre suas experiências na raça, transmitindo aos participantes noções sobre o mercado do Angus no Paraná e também sobre as vantagens em se criar animais da raça. Além disso, a Angus ainda fará uma série de apresentações abordando os temas cruzamento industrial, sanidade e mercado da carne Angus.

"Trata-se de um encontro para promover a raça, que possui grande potencial de crescimento no Estado, tanto para o cruzamento industrial, mas sobretudo na criação de animais puros. Queremos dar toda a orientação necessária para que o estado paranaense e seus criadores aproveitem todas as possibilidades que a raça oferece", explica o diretor de fomento da Angus, Marco Costa.

Remate -Completando a participação da Angus na feira, ocorre o 7º Leilão Royal Angus. Realizado pelas tradicionais Cabanhas Reconquista e Terra Costa o remate irá ocorrer no dia 11 de abril, a partir das 21h, com transmissão ao vivo pelo C2 Rural (http://c2rural.ruralbr.com.br/). Ao todo, de acordo com um dos proprietários do leilão, o criador José Paulo Dornelles Cairoli, da Cabanha Reconquista, o remate irá reunir 55 animais de elite e rústicos.

"Vamos levar a pista 11 animais de argola, entre eles um reprodutor especial, ideal para trabalhar em centrais de inseminação. Além disso, iremos ofertar mais 45 matrizes rústicas, que estão em falta na região", informa Cairoli.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.