Animais são suscetíveis ao coronavírus
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,046 (0,55%)
| Dólar (compra) R$ 5,60 (-0,69%)

Imagem: Pixabay

ESTUDO

Animais são suscetíveis ao coronavírus

Aves e suínos são imunes
Por: -Leonardo Gottems
95 acessos

Apesar de suínos e aves serem imunes ao coronavírus que causa a covid-19, existem sim alguns animais que são suscetíveis à doença. Foi isso que informou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) de Portugal, suportado em orientações técnicas da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). 

“A atual pandemia de covid-19 está a ser sustentada através da transmissão de humano para humano. As infeções animais com SARS-CoV-2 foram relatadas por vários países, sendo que várias espécies animais são comprovadamente suscetíveis à infeção por SARS-CoV-2 naturalmente ou por infeção experimental", comenta. 

De acordo com o órgão, "é importante monitorizar as infeções em animais" para compreender o impacto para a saúde animal, humana e biodiversidade. No entanto, a DGAV afirmou que as avaliações, estudos e investigações epidemiológicas "não sugerem que animais vivos ou produtos animais desempenham qualquer papel na infeção" por SARS-CoV-2. 

As espécies que apresentam suscetibilidade alta de infeção experimental são os furões, morcego-da-fruta-egipcío, hamsters sírios dourados e macacos. Os gatos domésticos, por seu turno, têm uma suscetibilidade alta de infeção experimental ou natural, enquanto os tigres, leões, martas e visons revelam uma vulnerabilidade alta por infeção natural. 

"As informações sobre cadeias de transmissão do SARS-CoV-2 entre animais são limitadas. No entanto, como noutros vírus respiratórios, parece ser transmitido aos animais e entre animais por contacto direto", sublinhou. Neste sentido, "se as pessoas suspeitas ou doentes tiverem que cuidar dos seus animais, devem manter boas práticas de higiene e usar uma máscara", concluiu. 

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink