CI

Ano de avanços e valorização para o Devon

Raça avança na estratégia de crescer no mercado de carne gourmet através de certificação junto à CNA


Raça avança na estratégia de crescer no mercado de carne gourmet através de certificação junto à CNA
 
O ano de 2016 ficará marcado como um dos períodos de maior avanço para a raça Devon dentro de sua estratégia de crescimento no mercado nacional de carne gourmet. Além dos avanços registrados, 2016 também foi um ano de eventos importantes realizados pela Associação Brasileira de Criadores de Devon (ABCD) e de grandes conquistas, como o início do processo de certificação da carne Devon pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), protocolado em setembro, durante a Expointer.
 
Para 2017, as expectativas são ainda maiores. Gilson Hoffmann, vice-presidente administrativo da ABCD e atual presidente em exercício, acredita que será um ano de consolidação para criadores e para a raça no mercado brasileiro. “Queremos finalizar no próximo ano o processo de certificação da carne junto à CNA, que certamente será um divisor de águas para a expansão da raça Devon no Brasil, principalmente nas regiões Centro e Norte, trazendo retorno direto para criadores e investidores”, diz.
 
Além disso, outro objetivo da ABCD para o próximo ano é incentivar ainda mais seus associados a participarem dos testes de avaliação programados para 2017, para aprimorar o banco de dados da raça. “Quanto mais resultados técnicos tivermos em mãos, mais fácil fica o processo de escolha dos melhores reprodutores. Assim, aumentamos ainda mais o interesse dos produtores em investir na raça”, afirma Hoffmann.
 
Em termos de divulgação da marca, 2016 talvez tenha sido o ano mais relevante para o Devon. No período, a ABCD fechou duas parcerias com grifes famosas de carne gourmet: em maio, o Malbec Restaurante, de Gramado (RS), realizou pela primeira vez em suas dependências o Festival Devon, servindo cortes exclusivos de novilhos da raça durante 15 dias. Em agosto, foi a vez do renomado restaurante Corrientes 348, de São Paulo, organizar o Festival Red Ruby Devon em três de suas unidades. Para essa ação, o programa Swift Black da JBS, parceiro do estabelecimento, separou dois mil quilos de carne Devon. “Esse tipo de ação fortalece nossa identidade, pois mostramos qualidade para um público exigente, que está sempre em busca de cortes de excelência”, diz Elizabeth Cirne Lima, presidente da ABCD na última gestão 2015/2016.
 
Outro fato de destaque neste ano foi a participação da ABCD no 10º Congresso Mundial de Criadores da raça Devon, realizado na Inglaterra em junho. O evento reuniu criadores de diferentes regiões do mundo, como EUA, Nova Zelândia, Austrália, Brasil e Uruguai. Durante os dias de congresso, as delegações internacionais conheceram de perto exemplares britânicos da raça e a estrutura e manejo de propriedades locais. No mesmo período, a então presidente da ABCD, Betty Cirne Lima, foi jurada da raça na Royal Three Counties Show, sendo a primeira mulher das Américas a julgar Devon eu um dos mais tradicionais eventos do Reino Unido.
 
Planos para 2017
 
Para o próximo ano, a Associação do Devon já planeja uma série de eventos institucionais, como dias de campo, reuniões do Conselho Técnico e a já tradicional Convenção Brasileira de Criadores, que acontecerá em Gramado, ainda no primeiro semestre. Além disso, irá repetir os festivais no Malbec e no Corrientes 348, e já está em negociações avançadas para realização de novas parcerias com outros restaurantes de carne gourmet.
 
Confira um balanço das principais ações do Devon em 2016:
 
- Realização da 33ª Convenção Brasileira de Criadores e do quarto Leilão Virtual da raça, que arrecadou R$ 246,7 mil.
 
- Participação de destaque na Expointer, em Esteio. A ABCD contou com a presença do jurado escocês Norman Catto na avaliação dos seus exemplares.
 
- Palestra técnica ministrada na Universidade de Caxias do Sul (UCS), com a participação de mais de cem estudantes e professores das faculdades de Agronomia e Medicina Veterinária.
 
- Apresentação sobre a raça em evento realizado em conjunto com o SENAR/RS durante a Semana Farroupilha, ministrada por Henrique Ribas. Houve também degustação de carne Devon fornecida pela cabanha Nossa Senhora Aparecida, de Adelar Santarém.
 
- Dia de campo em Sertãozinho (SP) para técnicos, criadores e estudantes, nas dependências do Centro de Performance CRV Lagoa, realizado em novembro. Além do dia de campo, o coordenador do Núcleo Técnico da ABCD, Lucas Hax, apresentou uma palestra técnica destacando as características da raça.   
 
- A Camboatã Agropecuária, de Marcos Pandolfi, também realizou um dia de campo em suas dependências, em dezembro. Na ocasião, ele recebeu o troféu Coronel Firmino Jacques, entregue pelo Núcleo de Criadores dos Campos de Cima da Serra.
 
- Realização do primeiro leilão Top Devon em Santa Catarina, com a comercialização de 100% dos animais ofertados e com as melhores médias entre todos os remates da raça realizados em 2016. O faturamento total foi de R$ 496 mil.
 
- Em agosto, a ABCD recebeu o troféu SENAR/O Sul na categoria Pecuarista, na Associação Leopoldina Juvenil. O evento homenageou as entidades destaques do setor agropecuário em 2015 e em 2016.
 
- Inauguração do Núcleo de Criadores de Devon de Encruzilhada do Sul em agosto. O novo núcleo reúne cerca de 40 criadores dos municípios de Encruzilhada do Sul, Dom Feliciano e Amaral Ferrador. Dentre os objetivos do novo grupo, está a promoção e divulgação do Devon entre os pecuaristas da região central do RS e organização de feiras e remates nas cidades próximas.
 
- Lançamento do terceiro anuário da raça, repetindo o sucesso das edições anteriores.
 
- Reunião em Santa Maria, dia de campo e treinamento para atualização dos técnicos da Associação, realizado na Cabanha Santa Alice.
 
- Jantar de encerramento do ano, com a participação de 50 associados no Restaurante Bah, em Porto Alegre. Na ocasião, foi entregue o troféu Supremacia Promebo à cabanha Palmeira, propriedade de Cláudio Ribeiro, e lançado o Calendário 2017 da ABCD.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.