CI

Anpara (PR) alerta produtor a entregar embalagens de agrotóxicos


Com o final do plantio da soja, a maioria dos produtores que utilizaram defensivos para tratamento de sementes, manejo e pós-emergentes, nem pensa em fazer a devolução das embalagens agora. Mas para a Associação Norte Paranaense de Revendores Agroquímicos (Anpara), este final de ano é o momento ideal para se fazer a descarte das embalagens vazias de agrotóxicos.

Segundo o presidente da Anpara, Seisuke Ito, o número de devoluções cai bastante nesta época do ano, pois muitos produtores estão preocupados com outros assuntos. ""Nossa média de recebimento é de 170 mil embalagens por mês. Agora deve cair para cerca de 50 mil"", conta Ito.

Como a demanda pequena, os produtores que optarem por fazer a devolução agora não enfrentarão filas. ""Não é recomendável esperar acumular até o final da colheita para entregar as embalagens. E para os produtores quem têm um volume acumulado, esta é uma hora boa para fazer a devolução"", recomenda.

O presidente da Anpara alerta que as embalagens de defensivos não laváveis devem ser acondicionadas em sacos apropriados e identificados (Big-Bag). As laváveis devem ser tríplice lavadas e perfuradas no fundo. Caso o produtor tenha dúvidas, Seisuke Ito recomenda que ele entre em contato com a revenda ou cooperativa onde foi feita a compra para receber a correta orientação de como proceder.

O produtor Sérgio Otaguiri já fez a devolução das embalagens utilizadas na sua lavoura e garante que a entrega foi rápida. ""Foram mais de 1000 embalagens devolvidas, de diversos produtos. Prefiro não deixar acumular na propriedade e nesta época é mais sossegado para fazer a devolução"", garante.

SERVIÇO - Anpara aconselha que as devoluções sejam agendadas previamente para evitar algum transtorno. Os telefones da central de recebimento da Anpara, em Cambé, são (43) 9961-2006 ou (43) 9105-3913, e o responsável se chama Valdecir.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.