Antecipação de mistura de biodiesel é fato

Agronegócio

Antecipação de mistura de biodiesel é fato

A antecipação de 2013 para 2010 da mistura de 5 por cento de biodiesel (B5) ao diesel consumido no Brasil já está decidida dentro do governo
Por:
95 acessos

Reuters - A antecipação de 2013 para 2010 da mistura de 5 por cento de biodiesel (B5) ao diesel consumido no Brasil já está decidida dentro do governo, disse nesta quarta-feira um secretário do Ministério de Minas e Energia (MME). "Vamos antecipar o B5 de 2013 para 2010", afirmou o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME, Márcio Zimmermann, durante palestra em seminário sobre energia no Rio de Janeiro. Questionado posteriormente por repórteres se a decisão de antecipação já era fato no governo, Zimmermann afirmou: "já é, já é".

"Com o que tem de oferta, nesse programa que o governo tem incentivado, essa demanda de biodiesel poderá ser atendida antes de 2013, em 2010", acrescentou o secretário. O programa de mistura de biodiesel ao diesel no Brasil terá um marco importante a partir de 2008, quando será obrigatória a mistura de 2 por cento (B2).

De acordo com o cronograma original, a mistura passaria para 5 por cento de biodiesel a partir de 2013, mas membros do governo haviam indicado que a segunda etapa poderia ser antecipada para 2010, se a produção permitisse. "A produção de biodiesel hoje é de 750 milhões de litros (por ano), e a previsão é que em 2010 atinja 3,3 bilhões de litros", disse Zimmermann, acrescentando que o volume seria suficiente para que o cronograma fosse adiantado.

Agora falta o governo federal oficializar a antecipação alterando o cronograma, o que vai gerar garantia de demanda adicional para os produtores de biodiesel. Os produtores também aguardam que o governo torne facultativa a mistura de biodiesel ao diesel superior a 2 por cento já a partir do ano que vem.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink