Antecipação para adubo custou mais caro

Agronegócio

Antecipação para adubo custou mais caro

O recurso saiu mais caro, com taxa de 8,75% do que o valor no segundo semestre
Por:
31 acessos

Os produtores que anteciparam financiamento via Banco do Brasil (BB) para compra de insumos da safra 2007/08 perderam parte da vantagem de adquirir o produto com antecedência. Isso porque o recurso saiu mais caro - com taxa de 8,75% - do que o valor liberado no segundo semestre, com a nova taxa, dois pontos percentuais menor. Desde abril, quando começou a ser operada, a linha de antecipação do BB liberou R$ 504 milhões para 4.174 produtores rurais, sendo R$ 302 milhões para cultivo de soja.

Rogério Pio, gerente-executivo da Diretoria de Agronegócios do BB, garante que os que contrataram no primeiro semestre obtiveram mais ganhos. Além do frete de retorno, esses produtores também se protegeram de novas altas nos preços dos fertilizantes com o pico do consumo, geralmente entre setembro e outubro, conforme detalha o executivo do BB.

O diretor da Agrosecurity, Fernando Pimentel, concorda com a possibilidade de mais aumento no preço do adubo, no entanto, pondera que essa é a única possibilidade de vantagem dos que financiaram o insumo com antecedência. "Não que a taxa de 8,75% seja ruim, mas quem contratar agora, com 2 pontos percentuais a menos, terá mais ganhos", completa Pimentel.

Isso porque o benefício do frete de retorno poderá ser usufruído também neste semestre, já que o ritmo do escoamento dos grãos está mais lento. Além disso, a diferença de preço entre as compras a partir de abril e a partir de agora não é significativa. "Só é relevante para quem comprou até fevereiro, mais tardar, até março", lembra.

André Pessôa, diretor da Agroconsult, avalia que é provável que ainda tenha sido mais vantajosa a negociação antecipada. Isso porque a diferença de dois pontos percentuais na taxa de juros é pequena se considerar que esses financiamentos têm duração de menos de um ano.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink