CI

Anuário 2017 traz iniciativas bem-sucedidas da extensão rural no país

Anuário Brasileiro da Agricultura Familiar


O engenheiro agrônomo Eroni Bertoglio, da Coordenadoria de Comunicação do Instituto Emater, esteve reunido, na manhã desta sexta-feira (19/01), em Curitiba, com o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. Na ocasião, ele apresentou o Anuário Brasileiro de Agricultura Familiar 2017, publicação que traz informações importantes sobre a cadeia produtiva deste setor que possui grande representatividade na economia nacional. Fazem parte desse material, pesquisas, consultas e diagnósticos com criadores de animais e produtores de alimentos que souberam como aproveitar as políticas públicas para fazer seu negócio crescer e, ainda, manter a sucessão familiar nas propriedades.

Paraná - O Paraná está presente no Anuário. Por aqui, desde 2003 são realizados programas que favorecem e fomentam a produção, qualidade e orientação aos produtores. “Algumas experiências relatadas expressam a importância das cooperativas, em função do envolvimento delas na execução das mesmas”, comenta Bertoglio, citando como exemplo o programa de estímulo à piscicultura, que colocou o Paraná na condição de segundo maior produtor de peixes do país; o programa Pecuária de Curta duração, desenvolvido há mais de 10 anos; o programa Mais Leite, iniciativa que mudou a realidade de agricultores familiares; e o programa de estímulo à pecuária leiteira, que transformou o Paraná num dos principais polos leiteiros do país.

O Anuário - Esta é a sexta edição do Anuário Brasileiro da Agricultura Familiar, trabalho que se consolidou como fonte de pesquisa, consulta e diagnóstico do setor em todo o país. Além da versão on line, foram impressos cem mil exemplares com distribuição gratuita em todo o território nacional. A cada publicação, novos assuntos são incorporados aos tradicionais temas já abordados, como políticas públicas, crédito rural, cooperativismo, turismo rural, grãos, criações, fruticultura e floricultura, máquinas e equipamentos, dentre outros.

Fonte: Ocepar

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.