Anvisa retoma reavaliação do fungicida Tiram

Agronegócio

Anvisa retoma reavaliação do fungicida Tiram

Após contribuições recebidas em Consulta Pública
Por: -Leonardo Gottems
2139 acessos

Receba Notícias como esta por email

Cadastre-se e receba nossos conteúdos gratuitamente
Obrigado por se cadastrar
  • Enviamos a você um email de boas vindas para ativação de seu cadastro.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu reavaliar vários aspectos toxicológicos do fungicida de contato Tiram. De acordo com o órgão, o objetivo é “evitar conclusões equivocadas sobre a avaliação desse ingrediente ativo de agrotóxico, que possa representar risco à saúde da população”.

Segundo a Agência, a decisão foi tomada após análise das contribuições recebidas durante a Consulta Pública (CP nº 128, de 29 de janeiro de 2016). Também foi levado em conta informações das agências reguladoras canadense e da União Europeia, que publicaram recentemente consultas públicas com entendimentos distintos sobre o perigo e o risco do Tiram.

A Anvisa informa que a retomada da reavaliação desse ingrediente ativo só será feita em 2017, após a finalização das demais reavaliações que já estavam em andamento na Coordenação de Reavaliação da Gerência Geral de Toxicologia (GGTOX). 

A reavaliação inicial do agroquímico foi determinada em 22 de fevereiro de 2008, mas de acordo com parecer elaborado em 2015, o Tiram “não se enquadrava nas características proibitivas de registro previstas na legislação brasileira, o que resultou na proposta de Resolução de manutenção dos produtos à base de Tiram no Brasil”.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink