CI

Apabor realizará consulta sobre novos produtos contra pragas e doenças

A troca de informações será realizada por e-mail e telefone


A Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha (Apabor) foi encarregada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de realizar consulta, a técnicos e pesquisadores, sobre os produtos ainda não registrados, que têm eficácia comprovada no controle de pragas e doenças na cultura da seringueira.

Serão consultados, a partir do dia 13 de dezembro, profissionais de empresas públicas e privadas, pesquisadores de algumas universidades e técnicos de secretarias de Agricultura, nos Estados de São Paulo, Bahia, Espírito Santo e Mato Grosso. A troca de informações será realizada por e-mail e telefone.

De acordo com Heiko Rossmann, diretor da Apabor e engenheiro agrônomo, a ideia é enviar para uma lista aberta e incentivar quem receber a consulta a encaminhá-la para algum profissional que não consta na lista inicial.

Segundo ele, após a conclusão da coleta de informações, o material recebido será compilado e encaminhado para a Coordenação Geral de Apoio às Câmaras Setoriais e Temáticas (CGAC), do Ministério da Agricultura, para que o processo siga os trâmites do governo.

“A expectativa da Apabor, e de todo o segmento produtor nos demais Estados, é ampliar a gama de produtos químicos e biológicos disponíveis para a heveicultura, já que atualmente temos disponível somente 25 produtos registrados. Sabemos que alguns dos produtos usados no campo não são registrados para cultura da seringueira, apesar de apresentar excelentes resultados”, ressalta Rossmann.

O objetivo deste trabalho, que deve ser concluído até o final do mês de janeiro de 2011, é permitir realizar o controle de determinada praga, ou doença, com alternância de princípios ativos. “Desta forma, reduziremos a possibilidade de surgimento de resistência no campo”, conclui o diretor da Associação.

As informações são da assessoria de imprensa da Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha (Apabor).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.