Apenas 2,3% da soja brasileira não é transgênica
CI
Imagem: Pixabay
OLEAGINOSA

Apenas 2,3% da soja brasileira não é transgênica

Embrapa é responsável pelas variedades
Por: -Leonardo Gottems

Somente uma pequena parte da produção brasileira de soja não é transgênica, um valor que compreende a 2,3% dos 38,3 milhões de hectares de soja plantados em 2020/21, com aproximadamente 900.000 hectares dedicados à soja convencional, segundo o que informou Michael Cordonnier, da Soybean & Corn Advisor, Inc. Nesse cenário, Mato Grosso é o principal estado produtor de soja convencional no Brasil com 470.000 hectares. 

Os três principais produtos da soja convencional são farelo de soja hipro com 48% de proteína, farelo de soja SPC com 62% de proteína e lectina. O Instituto Brasileiro de Soja Convencional (ISL) estima que haja uma demanda anual de 4 milhões de toneladas de farelo de soja hipro, 750.000 toneladas de farelo de soja SPC e 70.000 toneladas de lectina. 

Em relação aos cinco principais países que compram farelo de soja hipro brasileiro feito de soja convencional, eles são Alemanha, França, Itália, Holanda e Suíça, sendo usado principalmente para rações de aves, mas também para suínos e gado. Os principais compradores do SPC brasileiro são Noruega, Dinamarca, Reino Unido, Grécia e Austrália, sendo sua farinha usada principalmente para rações de peixes, especialmente salmão e truta. A lectina é usada como um emulsificante para muitos produtos alimentícios, especialmente chocolate e sorvete. 

Como as empresas de sementes comerciais desenvolvem variedades de soja para serem usadas em conjunto com seus herbicidas específicos, ficou a cargo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) o desenvolvimento de variedades convencionais de soja. Atualmente, existem 17 variedades diferentes de soja convencional adaptadas para produção nos estados de Mato Grosso e Goiás. 

 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink