CI

Apenas 35% do trigo está em condição “boa/excelente” no Paraná

Paraná já colheu 46% da sua área plantada


O Paraná já colheu 46% da sua área plantada com trigo, aponta o relatório semanal de acompanhamento das lavouras do Deral (Departamento de Economia Rural), divulgado nesta terça-feira (20.09). O boletim aponta ainda que, entre as lavouras ainda não colhidas, apenas 35% estão estado “bom/excelente”.

As lavouras em condição média estão em 41% e as lavouras em condição ruim estão em 24%. “Lembramos que a qualificação de “ruim” é um pouco subjetiva – significa que estão apenas visualmente feias; para as fases de desenvolvimento vegetativo e maturação, isto não significa nada, mas para as de floração e frutificação pode significar a existência de problemas”, lembra a Consultoria Trigo & Farinhas.

As fases em que se encontram as lavouras de trigo paranaenses são: zero em germinação, 5% em desenvolvimento vegetativo, 18% em floração, 25% em frutificação e 52% em maturação. As três últimas são mais susceptíveis a danos de geadas, chuvas, etc.

“Os dados alteraram muito em relação à semana anterior pois as primeiras colheitas no norte do estado foram de melhor qualidade e agora começa a colheita do trigo do centro e sul do estado, onde as plantas sofreram mais com geadas e secas durante a safra. A qualidade geral da safra é muito desuniforme, havendo trigos desde os de alta qualidade até lavouras de triguilho, que serão destinadas somente para ração animal. Os volumes de cada uma dessas qualidades, porém, ainda não está definido, nem mensurado. Lembramos que o potencial produtivo geral do estado foi reduzido oficialmente para 2.593.275 milhões de toneladas”, conclui a T&F.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.