Apenas 51% do rebanho cearense foi vacinado contra febre aftosa

Agronegócio

Apenas 51% do rebanho cearense foi vacinado contra febre aftosa

Os produtores que perderem o prazo serão punidos
Por:
553 acessos
Os produtores que perderem o prazo serão punidos com multa e ainda ficarão impedidos de comercializar o rebanho até regularizarem a situação

A campanha de vacinação contra a febre aftosa terminou na sexta-feira, 30, e apenas 51% do rebanho do Ceará foi imunizado. A meta estabelecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) era de vacinar 90% de bovinos e bubalinos do Estado, para assim o Ceará sair da zona de risco médio e alcançar o status de zona livre com vacinação até março de 2013.


A multa para quem não vacinar o rebanho é de R$ 13,43 por cabeça. O secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, informou que, a partir do dia 3 de dezembro, os fiscais agropecuários vão às propriedades rurais solicitar os comprovantes de vacinação e quem não apresentá-los vai ser punido.


Além disto, os produtores que não estiverem com os registros de sanidade animal em dia, comprovando que vacinaram o rebanho na segunda etapa da campanha, não poderão receber o milho distribuído pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Vacinação
A vacinas contra a febre aftosa podem ser compradas ao preço médio de R$ 1,50 nas revendas veterinárias do Estado. Após vacinar, o produtor deve declarar a vacinação nos escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e da Agência de Defesa Agorpecuária (ADAGRI). “Não está faltando vacina em nenhuma das lojas veterinárias do Ceará e os nossos produtores precisam cumprir o prazo”, alertou o secretário adjunto do Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink