CI

Apesar da chuva, São Borja/RS sofre com a estiagem


A chuva da última semana, que atingiu média de 150 milímetros, ainda é insuficiente para reverter o quadro da longa estiagem em São Borja. O coordenador da Defesa Civil e secretário do Meio Ambiente do município, José Ênio de Jesus, diz que é preciso mais uma ou duas precipitações do mesmo porte para a reversão do quadro, que prejudica lavouras e pastagens.

Segundo ele, desde novembro, o município sofre com a estiagem. Entre janeiro e julho deste ano, o déficit hídrico soma 350 milímetros. O único mês com chuvas acima da média foi o de maio.
O presidente da Associação dos Arrozeiros de São Borja, Sérgio Rangel, alega que, se a lavoura precisasse ser semeada neste momento, o município teria capacidade de irrigação bem abaixo do normal. A expectativa, porém, é que, a exemplo do ano passado, os mananciais possam ser recuperados entre setembro e outubro. O líder dos arrozeiros aposta que o município possa repetir a área plantada de 2008, de 50 mil hectares em sistema irrigado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.