CI

Apesar das dificuldades, embarques de carne de frango seguem promissores

A previsão para novembro corrente é mais modesta


Se é verdade que as interrupções de tráfego ocorridas na semana passada impediram o pleno andamento dos embarques de carne de frango, também é verdade que não afetaram significativamente os embarques normais, porquanto o volume médio da segunda semana do mês (8 a 14 de novembro, cinco dias úteis), da ordem de 17.475 toneladas diárias, regrediu não mais do que 3% sobre a semana anterior (18.035 toneladas diárias na primeira semana do mês, com quatro dias úteis).

O fato é que, decorridos nove dos vinte dias úteis de novembro, o volume médio registrado – 17.724 mil toneladas diárias – se encontra apenas meio por cento abaixo do que foi registrado em julho passado, mês em que as exportações de carne de frango atingiram recorde histórico e, só de produto in natura, ficaram próximas das 410 mil toneladas.

A previsão para novembro corrente é mais modesta. E não apenas porque a média diária atual é menor, mas sobretudo porque o mês é “13% mais curto” (20 dias úteis em novembro corrente contra 23 dias úteis em julho passado). 

Mesmo assim, os resultados acumulados nos primeiros nove dias úteis de novembro continuam sendo alvissareiros, porquanto sinalizam embarque total da ordem de 355 mil toneladas – o que, se confirmado, irá corresponder ao terceiro melhor resultado de 2015.

Se efetivamente alcançado, o volume apontado corresponderá a um incremento da ordem de 19% sobre o mês anterior e sobre o mesmo mês do ano passado. O único recuo continua recaindo sobre o preço médio, 21% menor que o de novembro de 2014 e 0,62% inferior ao de outubro passado.

Em decorrência, a receita cambial sobre o mês anterior pode crescer cerca de 18%. Mas continua negativa em pelo menos 6% em relação ao que foi obtido um ano atrás.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.