CI

Apicultores catarinenses apontam aumento da produção

Produtores de mel do Oeste de Santa Catarina participam de projeto do Sebrae


Produtores de mel do Oeste de Santa Catarina participam de projeto do Sebrae

O projeto Desenvolvimento da Pequena Propriedade Rural do meio Oeste Catarinense, desenvolvido pelo Sebrae em Santa Catarina em parceria com os poderes públicos municipais, vem apresentando resultados significativos. A atividade do mel em Xaxim, por exemplo, revela um cenário de desenvolvimento constante, comprovando ser uma atividade viável, que em algumas situações tornou-se a principal renda de sustento das famílias. 

Na primeira fase do projeto, que teve início em 2010, os produtores contabilizavam 853 colmeias em produção, com um total de 13.850 Kg por ano e média por caixa de 16,23 kg. Na última fase, em 2012, os números saltaram para 1.441 colmeias em produção, com um crescimento de 69%. Já na safra 2011/2012 o cultivo foi de 34.584 kg, o que representou uma média de 24 kg por caixa por ano.

O projeto envolveu 22 famílias que receberam consultorias técnicas, com foco no melhoramento dos apiários. Dessa forma, foram construídos 90 novos apiários, além de investimentos em melhoria da localização e limpeza em torno das colmeias. A ação também teve por objetivo melhorar as condições de trabalho do produtor, tornando a atividade viável e diminuindo a mão de obra na propriedade. “Entre os resultados, podemos observar o significativo crescimento no número de colmeias em produção, pela facilidade de se trabalhar com apiários estruturados”, ressalta o consultor técnico do Sebrae em Santa Catarina, Neuri Adolfo Riboli.

O produtor Arlindo Giroto ressalta que, com a aplicação do projeto, foi possível melhorar os índices de produtividade, por meio de novas técnicas de produção e manejo, diminuindo custos, o que tornou a atividade viável. O produtor Belmiro Rossoni também aponta resultados positivos.“Com o apoio do Sebrae, a média de produção por ano melhorou significativamente em nossa propriedade. Passou de 20 Kg por caixa por ano para 46 em 2012”.

 As atividades desenvolvidas nas propriedades proporcionaram aos produtores rurais, em especial à atividade apícola, conscientização para o melhoramento significativo do processo produtivo. De forma sintética, as melhorias incluem a adequação dos processos produtivos às técnicas recomendadas para a atividade; aumento de número de colmeias em produção; aumento de produtividade e de produção de mel no decorrer dos anos e melhora da média por ano; novas alternativas de comercialização do mel, com a obtenção do Serviço de Inspeção Federal (SIF) para venda no varejo; incremento da renda mensal ao agricultor com a venda do mel embalado e estocado; conscientização do produtor sobre a importância de produzir mel a um baixo custo de produção e de forma profissionalizada.

O coordenador regional oeste do Sebrae em Santa Catarina, Enio Albérto Parmeggiani, assinala que o sucesso do projeto está relacionado à gestão e monitoramento eficaz dos produtores, que estão capacitados para gerenciar sua propriedade como uma empresa rural, proporcionando sustentabilidade aos projetos e metas que cada um se propôs a fazer. O projeto está em andamento em dez propriedades do município de Quilombo, visando a melhorar a qualidade dos materiais utilizados e qualificar os produtores no processo de produção e comercialização, sofisticando as condições de trabalho do produtor e dos produtos produzidos pelas as abelhas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.