CI

Apicultores de MG investem práticas de produção para conquistar mercado

Neste sábado (18), produtores da região do Caraça passam por sobre a segurança na produção


Com o aumento das exigências internacionais em relação ao controle dos resíduos e à qualidade do mel brasileiro, apicultores da região do Caraça adotam boas práticas de produção para ampliar a participação no mercado. Desde o início do ano, seis apicultores participam do Programa Alimentos Seguro (PAS), realizado pelo SEBRAE-MG, e já mostram bons resultados.

Neste sábado (18), os seis produtores de Santa Bárbara, João Monlevade, Itabira, Barão de Cocais e Alvinópolis passam por novo treinamento sobre a segurança na produção.

Com o fim do embargo imposto pela União Européia os apicultores passaram a investir em qualidade para atender aos requisitos e voltar a exportar para a Europa. No PAS, eles recebem orientações, consultorias e treinamento para a implantação de ações de Boas Práticas e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).

Os apicultores aprendem sobre os perigos na produção, o manejo, a higiene pessoal e de utensílios, os cuidados na coleta e transporte dos favos, e ainda, a importância do registro de informações como datas de coleta do mel, controles de higienização e validade.

O produtor de mel de Santa Bárbara, Fernando Antônio Carioca, resolveu mudar todas as máquinas que não eram de aço inoxidável após participar do treinamento. "É um material que não contamina o mel e nem deixa resíduos", explica o apicultor.

Outra mudança foi a utilização de roupas apropriadas e exclusivas para o processo produtivo. Além disso todos os utensílios e equipamentos são limpos, esterilizados e guardados em locais apropriados.

Para o apicultor, o mais importante do programa é o diferencial competitivo que ele oferece. "Com qualidade quero aumentar minha produção para futuramente poder competir com preços melhores no mercado internacional", explica.

A produção dos seis produtores por ano é de, aproximadamente, 48 toneladas de mel, o que correspondeu a um faturamento médio de R$ 105 mil em 2008.

O PAS é um das ações que integram o projeto de desenvolvimento da apicultura na região do Caraça. A iniciativa é promovido pelo SEBRAE-MG em parceria com Cooperativa Produtores de Mel de Santa Bárbara (Coopermel), Prefeitura Municipal de Santa Bárbara, Agência de Desenvolvimento da cidade, Associação Comercial e Emater-MG. As informações são da assessoria de imprensa do SEBRAE-MG.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.