CI

Apicultura sustentável traz novas oportunidades para estudantes de Rio Claro

Projeto Meliponários promove biodiversidade


Projeto Meliponários promove biodiversidade e estimula a criação de abelhas sem ferrão com o apoio da Syngenta
 
Produzir mel para geração de renda a partir de abelhas sem ferrão e, ao mesmo tempo, demonstrar que é possível harmonizar o trabalho de agricultores e apicultores preservando a biodiversidade. Essas são as premissas da ação que a Syngenta realiza nessa sexta-feira, dia 25, em Rio Claro (SP), na Escola Municipal Agrícola (EMA) Engenheiro Rubens Foot Guimarães.
 
A atividade, batizada de Projeto Meliponários, consiste em um curso com conteúdos teórico e prático sobre criação e manejo de espécies nativas de abelhas melíferas e faz parte de um plano global da empresa, chamado The Good Growth Plan, de fomento à produção sustentável de alimentos e que tem a preservação da biodiversidade como um de seus pilares.
 
O curso em Rio Claro deve reunir 100 pessoas, entre alunos e professores da EMA e apicultores, e terá palestras de Jerônimo Villas-Bôas, consultor, ecólogo e especialista em abelhas sem ferrão, e de Osmar Malaspina, professor do Departamento de Biologia da Unesp – Rio Claro e especialista em insetos sociais.
 
Para os alunos da EMA, que têm entre 11 e 15 anos de idade e que, em geral, pertencem a famílias de trabalhadores rurais, a ação é oportuna. “Queremos valorizar o filho do agricultor e apoiar o jovem empresário rural por meio de uma base de conhecimentos pautada pela integração de aspectos sociais, de proteção da biodiversidade e de desenvolvimento de um plano de carreira no campo”, ressalta Rose Rodrigues, diretora de Assuntos Regulatórios e de Boas Práticas da Syngenta.
  
Além das palestras, a programação inclui visita, coleta e degustação de mel das 15 colmeias instaladas na EMA, todas habitadas por abelhas nativas da região. “A EMA está usando essa estrutura para disseminar o conhecimento de produção e manejo responsável de mel em seus conteúdos programáticos. Para a Syngenta, esta é uma oportunidade de testar uma metodologia que promove a consciência ecológica e que pode se transformar em um modelo a ser replicado em outras regiões”, explica Luiz Dinnouti, gerente de Boas Práticas Agrícolas da Syngenta e responsável pelo Projeto Meliponários.
 
O Projeto Meliponários – Colheita do Mel, ocorre dia 25 (sexta-feira), das 9h30 às 13h, na Escola Municipal Agrícola (EMA) Engenheiro Rubens Foot Guimarães, na Estrada Rio Claro-Ajapi, km 7, em Rio Claro (SP).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.