CI

APINCO: produção de carne de frango em 2011 ficou em 12,863 milhões/t

Volumen aumentou cerca de 4,5% em relação a 2010


Estimativas da APINCO baseadas na produção de pintos de corte levantada pela entidade e na produtividade média do frango indicam que o volume de carne de frango produzido em 2011 ficou em 12,863 milhões de toneladas, aumentando cerca de 4,5% em relação a 2010.


De acordo com a associação dos produtores de pintos de corte, o potencial de produção instalado no setor (proveniente do alojamento de 46,5 milhões de matrizes de corte, conforme a UBABEF) possibilitava produzir não menos que 13,1 milhões de toneladas de carne de frango, 6,5% a mais que no ano anterior.

Mas a forte crise enfrentada pelo frango no segundo trimestre de 2011 (quando o produto foi negociado a preços onerosos em decorrência, sobretudo, do violento aumento dos preços do milho) descapitalizou o setor, forçando a redução do ritmo produtivo.


Também contribuiu para essa redução a estagnação das exportações de carne de frango no segundo semestre do ano. Como elas tiveram crescimento “zero” em relação ao mesmo período de 2010, o volume total produzido – após aumentar 6,7% no primeiro semestre do ano – experimentou forte desaceleração na segunda metade de 2011, aumentando apenas 2,4% em relação ao ano anterior.

Conforme, ainda, a APINCO, os números são preliminares, podendo ser alterados caso se comprove que a produtividade do frango no final de 2011 foi maior que a calculada. Mesmo assim, ressalva, as variações, se ocorrerem, tendem a ser mínimas.



Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.