CI

Aplicação da ILPF pode triplicar a produção agrícola sem expandir áreas

Sistema visa diluir custos, aumentar a renda do produtor rural e viabilizar um sistema harmônico entre os meios, permitindo produção ambiental e economicamente sustentável


Iniciativa pioneira no Brasil, o 1° Fórum Integração tem como tema a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, ferramenta indispensável no sentido de diluir custos, aumentar a renda do produtor rural e viabilizar um sistema harmônico entre os meios, permitindo produção ambiental e economicamente sustentável. “Atualmente temos ainda poucas fazendas promovendo a integração entre lavoura e pecuária no Brasil, levando-se em conta um universo de mais de 5 milhões de propriedades. A gradativa adoção do modelo viabilizará redução de custos pelo aumento de produtividade sem a necessidade de aumentar as áreas exploradas”, analisa Silmar Müller, diretor da Probiz, uma das organizadoras do Fórum.

“A tendência natural é de que as propriedades passem a adotar além do modelo acima, também o florestamento em seus sistemas, viabilizando ganhos ambientais e econômicos relevantes, configurando ainda uma resposta eficaz do agronegócio brasileiro às barreiras comerciais internacionais”, completa Müller.

As soluções aplicadas nos sistemas integrados contribuem para o equilibrio da terra e configuram fonte de renda extra, como no caso do plantio de eucalipto para produção de celulose, de frutíferas ou ainda de oleaginosas como a palma, a mamona e o pinhão manso para produção de biodiesel. Em áreas degradadas da Amazônia inclusive o dendê vem sendo sugerido por técnicos da Embrapa.

“Estamos no caminho do que certamente será o futuro do agronegócio brasileiro, uma produção sustentável e com o máximo aproveitamento das porções de terra disponíveis, sem a necessidade de que nenhuma árvore a mais seja derrubada”, finaliza Müller.

Entre os destaques no evento estão o ex-Ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, atual presidente do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP e coordenador do Centro de Agronegócio da FGV/GV-Agro; o também ex-Ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, grande difusor do conceito de produção integrada; dirigentes de entidades do agronegócio, como Cesário Ramalho da Silva, presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB); técnicos do Ministério da Agricultura e da Embrapa; dirigentes de fundos de investimento interessados em investir em integração; produtores-modelo que já praticam a integração e ainda o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Daniel Vargas, entre outros, que construirão amplo e detalhado panorama sobre os novos meios de produção agrícola e soluções sustentáveis para o agronegócio.

O I Fórum Integração Lavoura – Pecuária – Floresta é uma iniciativa da Probiz e da Editora Lua em parceria com a Embrapa e apoio da Sociedade Rural Brasileira, Revista Terraviva, Canal Terraviva e Agência Safras & Mercado.

As inscrições para o evento estão abertas. Mais informações pelo e-mail [email protected] e telefone (11) 3755-0799. As informações são da assessoria de imprensa do evento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.