Agronegócio

Aplicativo para celular calcula custo de produção de suínos e de frangos de corte

Cálculos do aplicativo seguem a metodologia utilizada pela Embrapa
Por:
2185 acessos

Já disponível para download gratuito, o aplicativo Custo Fácil – Produtor Integrado foi desenvolvido para auxiliar o produtor integrado e a assistência técnica a organizar as informações necessárias para estimar o custo de produção e obter relatórios úteis para a gestão da granja. O Custo Fácil é indicado para integrados com contratos de parceria e de comodato para os sistemas de produção de suínos em creche e terminação, produção de leitões e frango de corte.

O aplicativo funciona em aparelhos móveis com sistema operacional Android e foi desenvolvido pela área de socioeconomia e pelo Núcleo de Tecnologia da Informação da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia-SC, unidade descentralizada da empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O aplicativo pode ser baixado a partir do telefone celular ou tablet clicando no ícone do Google Play e fazendo a busca por "Custo Fácil" ou "Embrapa". Também é possível fazer a pré-instalação do aplicativo a partir do computador. Para isso é preciso que o usuário entre com sua conta do Google e depois acesse o endereço play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.custofacil e clicar em instalar. O Custo Fácil será instalado no dispositivo móvel na próxima vez que ele fizer conexão com a internet.

O Custo Fácil tem uma interface simples. Ao abrir a tela inicial de inserção dos dados, são mostradas quatro opções a serem preenchidas: alojamento/desempenho, investimento realizado, despesas e receitas.

Depois, basta clicar em "Resultado Apurado", o que irá gerar um relatório com o resultado do custo e da receita obtida, bem como uma análise dos dados. Também são gerados outros dois relatórios, um com os dados utilizados e outro com um gráfico com a composição dos custos operacionais, que permite avaliar os itens que mais impactaram no custo de produção e na análise dos resultados. Os relatórios podem ser salvos e compartilhados. Uma dica para tornar o preenchimento ainda mais fácil ao utilizar o aplicativo é manter arquivados boletos, notas fiscais, cupons, extratos de conta corrente e relatórios de lotes.

Os cálculos do aplicativo seguem a metodologia utilizada pela Embrapa e pelos principais países produtores para se estimar o custo total.

Saiba mais
Tamanho: 2,0 MB
Requisitos: Android 4.0.3 ou superior
Como baixar: através do Google Play, no dispositivo móvel, ou pelo endereço play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.custofacil em um computador

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink