Aplicativo permite gerenciamento de vinhedos
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,200 (0,72%)
| Dólar (compra) R$ 5,63 (0,59%)

Imagem: Arquivo Agrolink

TECNOLOGIA

Aplicativo permite gerenciamento de vinhedos

Estudo está sendo feito na Espanha
Por: -Leonardo Gottems
186 acessos

A videira é uma das culturas mais afetadas pelas alterações climáticas. O aumento da temperatura, juntamente com o aumento das chuvas fortes e das secas extremas, afeta tanto os níveis de produção como a qualidade da uva e, por conseguinte, dos vinhos.

Neste sentido, e para aumentar a resiliência do setor vitivinícola, o  projeto europeu VISCA  (2014-2020), do qual participa o  Instituto de Investigação e Tecnologia Agroalimentar (IRTA) , desenvolveu uma aplicação para ajudar os viticultores a gerenciar as incertezas climáticas de maneira mais eficiente, minimizando custos e riscos por meio de uma gestão de produção aprimorada. 

O projeto, que está prestes a terminar após quatro anos de testes bem sucedidos da aplicação, é coordenado pela empresa  Meteosim , especializada em serviços meteorológicos e ambientais, e, entre outros parceiros, estão a empresa  Codorniu  e o  Barcelona Supercomputing Center-Centro Nacional de Supercomputació (BSC-CNS) . Além disso, também participam parceiros da França, Itália, Portugal e Reino Unido. 

“O aumento da temperatura faz com que a uva amadureça muito rapidamente do ponto de vista fisiológico e isso aumenta a quantidade de açúcares que contém. Mas fenologicamente, a fruta ainda é muito verde e carece de sabores e aromas, que são precisamente os parâmetros que definem um bom vinho”, explica Joan Girona, investigadora do IRTA que liderou este projeto europeu. 

“Na VISCA desenvolvemos um aplicativo que permite ao agricultor tomar melhores decisões”, completa. É um programa que funciona em computadores e dispositivos móveis em que o agricultor insere informações de forma regular e pode prever, com as condições meteorológicas de médio prazo, quais serão as reais necessidades da vinha, para avançar e tomar melhores decisões. como gerenciar com mais eficiência a irrigação, o desbaste da uva, a poda seletiva no verão ou a organização de todo o sistema de colheita para que esteja pronto para um determinado dia. 

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink