CI

Aplicativo PlanejArroz é apresentado para uso de celulares

O aplicativo é voltado ao setor orizícola e será apresentado em uma live, a partir das 16h, pelo canal da Embrapa no Youtube


Foto: Pixabay

Nesta segunda-feira, 28 de setembro, a Embrapa, em parceria com a equipe FieldCrops da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o Instituto Riograndense do Arroz (IRGA) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet/8º Disme) apresentam a versão do aplicativo “PlanejArroz - a decisão na palma da sua mão”  para dispositivos móveis. A tecnologia é uma ferramenta da Agricultura 4.0 e a primeira do mundo a aliar manejo e produtividade. O aplicativo é voltado ao setor orizícola e será apresentado em uma live, a partir das 16h, pelo canal da Embrapa no Youtube.

O PlanejArroz foi uma das tecnologias lançadas durante a Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em fevereiro deste ano, mas numa versão para web, e agora, é  apresentado o software no Apps da Embrapa, no Google Play. O aplicativo permitirá a simulação do crescimento e desenvolvimento da cultura do arroz; auxiliará na tomada de decisão de produtores/técnicos/pesquisadores quanto ao manejo da cultura do arroz irrigado no Rio Grande do Sul, com base nas fases fenológicas da cultura; a apresentação ao usuário a expectativa de produtividade da sua lavoura, baseado na localidade e época de semeadura.

A live contará com a participação dos parceiros no desenvolvimento da ferramenta, através das falas de Nereu Streck, professor da UFSM, e de Silvio Steinmetz, pesquisador da área de agroclimatologia da Embrapa Clima Temperado. O moderador será Ivo Mello, diretor técnico do IRGA.

Como o aplicativo ajudará o produtor

O Estado do Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz do Brasil, sendo responsável por cerca de 70% da produção desse cereal. Embora os níveis médios de produtividade sejam relativamente altos, acredita-se que essa produtividade possa ser ainda maior se as práticas de manejo forem realizadas na época mais apropriada, considerando-se a data de ocorrência dos distintos estádios de desenvolvimento da planta (EDP), como recomendado pela Sociedade Sul Brasileira de Arroz Irrigado.

O problema é que os EDP, em especial o de diferenciação da panícula, é muito variável por ser dependente da temperatura. Por isso, é preferível expressar-se esse estádio e os demais EDP em dias, porém estimados por meio de graus-dia (GD), ou soma térmica, ao invés do número de dias do calendário.

Além do manejo, a época de semeadura bem como o ciclo da cultivar também podem ter grande interferência na produtividade da cultura sendo que os modelos de simulação de processos podem estimar essa produtividade em diferentes épocas e regiões produtoras. Foi com base nessas informações que foi desenvolvido o software PlanejArroz.

Esse aplicativo permite o acesso a um conjunto de informações de 131 municípios do Rio Grande do Sul produtores de arroz irrigado. Ele indica quando deve ocorrer cada um dos seis mais importantes EDP, para 41 cultivares, por meio das datas médias (30 anos) e do ano da safra, e os respectivos desvios entre elas. Essas informações são muito importantes para o planejamento e a tomada de decisão sobre o manejo da cultura. Além disso, o PlanejArroz também permite a estimativa da produtividade, na média dos anos e na safra, e o desvio entre essas duas variáveis, das três cultivares mais semeadas no estado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.