ANÁLISE AGROLINK

Após susto, soja volta à estabilidade

Mercado fechou a semana com leves altas
Por: -Leonardo Gottems
312 acessos

O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na sexta-feira (10.11) alta de 2,00 centavos de Dólar no contrato de Janeiro/18, fechando em US$ 9,87 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com valorizações de 2,00 pontos.

Após as perdas generalizadas provocadas pelo novo relatório do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), o mercado fechou a semana com leves altas nas principais cotações dos futuros. As atenções do mercado parecem terem se voltado para a safra da América do Sul, em especial o Brasil. 

“Uma sessão noturna sem grandes movimentos produziu uma sessão diária com modestas compras na soja, aqui na CBOT. Os importadores chineses aproveitaram as recentes baixas dos futuros para adicionar leves compras de cobertura, para garantir matéria prima (soja) na indústria esmagadora. Contatos da ARC na China, nos informaram que duas esmagadoras chinesas desaceleraram drasticamente ou pararam completamente as operações, por falta de soja em grão disponível. A oleaginosa já chegou nos portos, entretanto a logística do porto até as processadoras no interior do país tem perdido ritmo”, aponta a Consultoria AgResource.

Os analistas da ARC afirmam que “as importações projetadas para novembro e dezembro devem continuar em níveis recordes, estimado em 8-9 MT para cada mês. A oferta do farelo de soja disponível na China diminuiu momentaneamente, o que deve reaquecer o Mercado e adicionar algum prêmio nos preços da venda deste farelo e sustentar os níveis da margem de lucro no esmagamento da soja-grão. A China será uma compradora agressiva de soja com cotações da soja-janeiro abaixo dos $9,80”.
 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink