Agronegócio

Após três anos, agricultores de São Paulo das Missões avaliam Chamada Pública da Sustentabilidade

Cinco seminários de avaliação foram realizados durante o mês de maio, em que também foram planejadas ações de continuidade da assistência às famílias. 
Por:
427 acessos

Cem famílias rurais de São Paulo das Missões receberam, ao longo dos últimos três anos, assistência técnica e social, continuada e gratuita, por meio do Programa de Promoção da Agricultura Familiar Sustentável, também conhecido como Chamada Pública da Sustentabilidade, executado pela Emater/RS-Ascar com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Diante do trabalho desenvolvido, cinco seminários de avaliação foram realizados durante o mês de maio, em que também foram planejadas ações de continuidade da assistência às famílias. 

Nestes encontros, as famílias avaliaram as atividades individuais, com visitas às propriedades, planejamento e execução de planos socioprodutivos, e atividades coletivas, como intercâmbios de conhecimento, oficinas, dias de campo e excursões. Os beneficiários também planejaram ações para que o atendimento por parte da Emater/RS-Ascar tenha continuidade, mesmo após o término do projeto. 

Entre os pontos indicados durante a avaliação estavam a observância de melhorias nas propriedades, como o aumento da produção e qualidade do leite, legalização de agroindústria, implantação e qualificação de pomares e hortas. Também foram apontadas melhorias comunitárias que podem ser exemplificadas com a construção de um estacionamento, melhoria das estradas e do atendimento à saúde. Contribuíram neste processo, parcerias como a Secretaria da Agricultura, Secretaria da Saúde e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que compartilharam informações e prestaram esclarecimentos aos participantes.

Além da avaliação, nos seminários realizados durante o mês de maio, a Secretaria Municipal da Saúde e a 14ª Coordenadoria Regional de Saúde de Santa Rosa realizaram palestra sobre organização da propriedade rural com o objetivo de controlar vetores e pragas, com informações sobre a doença de chagas, leishmaniose, leptospirose e animais peçonhentos. 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink