Após três anos, agricultores de São Paulo das Missões avaliam Chamada Pública da Sustentabilidade

Agronegócio

Após três anos, agricultores de São Paulo das Missões avaliam Chamada Pública da Sustentabilidade

Cinco seminários de avaliação foram realizados durante o mês de maio, em que também foram planejadas ações de continuidade da assistência às famílias. 
Por:
427 acessos

Cem famílias rurais de São Paulo das Missões receberam, ao longo dos últimos três anos, assistência técnica e social, continuada e gratuita, por meio do Programa de Promoção da Agricultura Familiar Sustentável, também conhecido como Chamada Pública da Sustentabilidade, executado pela Emater/RS-Ascar com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Diante do trabalho desenvolvido, cinco seminários de avaliação foram realizados durante o mês de maio, em que também foram planejadas ações de continuidade da assistência às famílias. 

Nestes encontros, as famílias avaliaram as atividades individuais, com visitas às propriedades, planejamento e execução de planos socioprodutivos, e atividades coletivas, como intercâmbios de conhecimento, oficinas, dias de campo e excursões. Os beneficiários também planejaram ações para que o atendimento por parte da Emater/RS-Ascar tenha continuidade, mesmo após o término do projeto. 

Entre os pontos indicados durante a avaliação estavam a observância de melhorias nas propriedades, como o aumento da produção e qualidade do leite, legalização de agroindústria, implantação e qualificação de pomares e hortas. Também foram apontadas melhorias comunitárias que podem ser exemplificadas com a construção de um estacionamento, melhoria das estradas e do atendimento à saúde. Contribuíram neste processo, parcerias como a Secretaria da Agricultura, Secretaria da Saúde e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que compartilharam informações e prestaram esclarecimentos aos participantes.

Além da avaliação, nos seminários realizados durante o mês de maio, a Secretaria Municipal da Saúde e a 14ª Coordenadoria Regional de Saúde de Santa Rosa realizaram palestra sobre organização da propriedade rural com o objetivo de controlar vetores e pragas, com informações sobre a doença de chagas, leishmaniose, leptospirose e animais peçonhentos. 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink