CI

Apreendida carga com 20 toneladas de sementes

Junto a carga também estavam embalagens vazias para reembalagem das sementes sem procedência


Foto: Divulgação / Adapec

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam na tarde desta quinta-feira (3) uma carga de 20 toneladas de sementes da forrageira capim-andropogon e mais 5 mil embalagens brancas sem rotulagem. 

A carga foi interceptada na BR-153, próximo à Paraiso do Tocantins. O condutor apresentou uma nota avulsa de origem de Rio Verde (GO) com destino ao estado do Pará, porém, no termo de conformidade, referia-se a cidade de Trindade (GO). Junto a carga também estavam embalagens vazias para reembalagem das sementes sem procedência, e outras que continham informações, estavam incompletas, faltando a principal, que é o Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem). O proprietário foi multado em R$ 3,6 mil e as sementes foram destruídas no aterro sanitário de Paraíso. 

A Adapec alerta para o perigo da circulação de sementes sem procedência, que podem gerar graves problemas fitossanitários com pragas e doenças na lavoura. “É importante exigir sempre a nota fiscal e o Termo de Conformidade do produto, onde consta a origem, lote, validade, entre outras informações importantes aos produtores, e verificar nas embalagens se estas indicações estão todas descritas” explicou Lidiana Lira, gerente de Avaliação, Controle e Fiscalização Vegetal da Adapec.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.