Apreendida quase uma t de produtos de origem animal na região de Santa Rosa

Agronegócio

Apreendida quase uma t de produtos de origem animal na região de Santa Rosa

As barreiras foram montadas durante a semana nos municípios de Horizontina, Tuparendi, Doutor Mauricio Cardoso, Três de Maio e Giruá
Por:
1047 acessos
A Supervisão Regional do Departamento de Defesa Agropecuária de Santa Rosa, vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio apreendeu, até esta quinta-feira (29), 953 quilos de produtos de origem animal em fiscalizações de trânsito. As barreiras foram montadas durante a semana nos municípios de Horizontina, Tuparendi, Doutor Mauricio Cardoso, Três de Maio e Giruá.

De acordo com o veterinário Robson Garagorry da Rosa, da Inspetoria de Giruá, é necessário que o consumidor exija seus direitos, verificando o prazo de validade, o carimbo de inspeção, a integralidade da embalagem e a temperatura do produto. "Produtos sem Inspeção Sanitária, que não contenha carimbo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), da Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal (CISPOA) ou Serviço de Inspeção Federal (SIF) não devem ser adquiridos, pois são clandestinos e estes são os maiores causadores de toxinfecções alimentares que podem levar à morte", explicou o fiscal agropecuário.

Durante a operação foram vistoriados veículos transportadores de cargas vivas, produtos com acondicionamento a frio e veículos baixos, para verificação de transporte irregular de produtos de origem animal. Foram expedidos dois autos de infração por transporte de produtos fora da temperatura adequada e um auto de infração por transporte fora da jurisdição de comercialização.

As apreensões de produtos somaram 953 quilos, sendo 275 kg de lácteos e 580 kg de produtos cárneos, totalizando 855 kg, que foram inutilizados, pois eram impróprios para consumo humano. Além disso, houve a apreensão de 98 quilos de carnes, inspecionados e bons para o consumo humano, que estavam fora da jurisdição de comercialização e que foram doados para a Assistência Social do município de Doutor Mauricio Cardoso.



Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink