CI

Apreendidos 146 mil litros de cachaça clandestina

A operação foi realizada em cinco municípios mineiros e 15 estabelecimentos foram fechados


Foto: Divulgação

Uma ação de fiscalização conjunta entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Instituto Mineiro Agropecuário (IMA) e a Polícia Militar Ambiental de Minas Gerais resultou na apreensão de 146.632 litros de cachaça clandestina. Amostras da bebida foram coletadas e serão encaminhadas para análise no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA).

A operação foi realizada em cinco municípios da Zona da Mata Mineira (Divinésia, Silverânia, Ubá, Paula Candido e Dores do Turvo) e teve como objetivo o combate da produção clandestina de cachaça e de bebida alcoólica mista. Na ocasião, 15 estabelecimentos foram fiscalizados e fechados por ausência do registro formal junto ao Ministério, além da total falta de condições higiênico-sanitárias para o funcionamento.

Ressalta-se que, mesmo diante da condição restritiva imposta pela pandemia do coronavírus, os serviços de inspeção e fiscalização de produtos de origem vegetal estão em funcionamento para garantir a segurança alimentar da população. As empresas autuadas tiveram os produtos apreendidos e responderão a processo administrativo.

Segundo o Anuário da Cachaça o estado de Minas Gerais ocupa a primeira posição na produção de cachaças, sendo que o número de produtores registrados é quase o triplo do segundo colocado, São Paulo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.