CI

Apreensão de agrotóxicos falsificados dobrou

Grupos usam a mesma rota de traficantes de drogas para entrada no Brasil


Foto: Eliza Maliszewski

Com a implantação da nova safra em andamento e os bons resultados do agronegócio, autoridades alertam para o uso de defensivos agrícolas falsificados ou sem registro no Brasil. Além de danos financeiros os produtos ilegais trazem perigosos à saúde e riscos fitossanitários à lavoura. 

Os grupos estão cada vez mais especializados e passaram a usar as mesmas rotas de traficantes de drogas. No Paraná, por exemplo, os defensivos entram pelo Rio Paraná vindos do Paraguai. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de janeiro a setembro deste ano o volume de apreensões cresceu 12 vezes em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 9,4 toneladas contra 805 Kg em 2019. 

No Brasil os números impressionam. Nos primeiros nove meses desta ano foram recolhidas 40,4 toneladas. No ano passado foram 24,2 toneladas, ou seja, quase o dobro do volume.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.