CI

Aprendizes rurais apresentam atividades realizadas no primeiro semestre

O evento também contou com a participação de diretores das escolas sede do curso e escolas de origem


Foto: Divulgação

Para marcar a conclusão dos dois primeiros eixos do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, o Instituto Crescer Legal promoveu o Seminário de Vivências nesta quinta-feira, 19 de agosto. O evento, conduzido pela equipe pedagógica e aprendizes, também contou com a participação de diretores das escolas sede do curso e escolas de origem – onde os aprendizes estudam no contraturno. 

O cronograma contou com a apresentação dos jovens aprendizes das sete turmas que participam do curso de Gestão Rural e Empreendedorismo, em dois momentos: pela manhã, participaram os jovens aprendizes de Cerro Branco, Boqueirão do Leão e Sinimbu; já na parte da tarde, a programação foi com as turmas de Passo do Sobrado, Santa Cruz do Sul, Canguçu e Herveiras. 

Durante o evento, os aprendizes puderam apresentar a análise das propriedades rurais e os respectivos arranjos produtivos locais nos municípios e região em que vivem. Segundo a coordenadora pedagógica, Graziele Pinton, conhecer a própria realidade é o primeiro passo para que os jovens possam pensar em seus projetos de vida. “O reconhecimento da propriedade e da comunidade em que os aprendizes vivem é o objetivo dos primeiros eixos de trabalho do curso. O seminário, além de apresentar os conhecimentos adquiridos pelos jovens sobre o seu entorno, é também um movimento de integração das turmas, com o intercâmbio de novas ideias e a possibilidade de conhecer novas realidades e oportunidades”, comenta Graziele. 

Iro Schünke, diretor presidente do Instituto, acompanhou as apresentações dos jovens aprendizes e passou uma mensagem de otimismo e perseverança para os jovens. “As apresentações demonstram que, mesmo com todas as restrições impostas pela pandemia, conseguimos manter o nível do trabalho e a aprendizagem. O Instituto só é possível em razão das parcerias que temos e fica também o nosso agradecimento aos municípios e escolas que acolheram a nossa iniciativa e que foram fundamentais nesses tempos de adaptação. A expectativa é de que tenhamos um segundo semestre ainda melhor, agora com encontros presenciais, e torço para que seja um momento de reflexão e de desenvolvimento pessoal para todos. O importante é que, ao final do curso, independentemente dos projetos de vida que vocês tenham escolhido, tenham em mente de que o sucesso é possível e que ‘sim, nós podemos!’. Afinal é preciso acreditar que as coisas podem dar certo, mesmo em tempos de dificuldade”, disse Schünke. 

O primeiro semestre foi marcado pelas atividades virtuais em razão da pandemia, mas desde o início desta semana todas as turmas já atuam em formato híbrido ou totalmente presencial, seguindo os protocolos sanitários exigidos e a organização de cada município parceiro. O segundo semestre será marcado pelo mapeamento das parcerias locais e alianças estratégicas, bem como reflexões sobre a família e comunidade. Os jovens finalizam o curso com um trabalho final, quando apresentam estudos de viabilidade e de desenvolvimento de um produto de gestão ou empreendedorismo. 

Eixos do Programa de Aprendizagem Profissional Rural 

1-Estudo e análise das propriedades rurais 

2-Diagnóstico do município e região com estudos dos arranjos produtivos locais 

3-Mapeamento das parcerias locais e alianças estratégicas 

4-Família e comunidade 

5-Trabalho final: criação e estudos de viabilidade e de desenvolvimento de um produto de gestão ou empreendedorismo 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.