CI

Apro­va­do au­men­to da mis­tu­ra de bio­die­sel no die­sel

A adi­ção do bio­die­sel no die­sel co­me­çou a ser ado­ta­da obri­ga­to­ria­men­te no Bra­sil em 1º de ja­nei­ro de 2008


Bra­sí­lia - O mi­nis­tro de Mi­nas e Ener­gia, Edi­son Lo­bão, con­fir­mou on­tem que en­tra­rá em vi­gor, no dia 1º de ju­lho, a mis­tu­ra de 4% de bio­die­sel no die­sel. A de­ci­são do go­ver­no, anun­cia­da em ­maio, foi apro­va­da em reu­nião do Con­se­lho Na­cio­nal de Po­lí­ti­ca Ener­gé­ti­ca (­CNPE). Lo­bão dis­se que a in­ten­ção do go­ver­no é de am­pliar a mis­tu­ra pa­ra 5% no pró­xi­mo ano.

A adi­ção do bio­die­sel no die­sel co­me­çou a ser ado­ta­da obri­ga­to­ria­men­te no Bra­sil em 1º de ja­nei­ro de 2008, com o por­cen­tual de mis­tu­ra de 2%. Em ja­nei­ro des­te ano, su­biu pa­ra 3%. O pla­no ini­cial do go­ver­no era su­bir de 2% di­re­ta­men­te pa­ra 5% so­men­te em 2013. Mas aca­bou op­tan­do pe­la ele­va­ção gra­dual da mis­tu­ra e pa­ra a an­te­ci­pa­ção dos 5% pa­ra 2010.

Lo­bão dis­se ain­da que, na reu­nião, foi apro­va­da uma al­te­ra­ção no re­gi­men­to in­ter­no do ­CNPE pa­ra per­mi­tir que o pre­si­den­te da Em­pre­sa de Pes­qui­sa Ener­gé­ti­ca (EPE) e o se­cre­tá­rio exe­cu­ti­vo do mi­nis­té­rio te­nham as­sen­to no con­se­lho.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.