Aproleite, Famato e Senar-MT realizam o 1º Encontro Aproleite
CI
Agronegócio

Aproleite, Famato e Senar-MT realizam o 1º Encontro Aproleite

Encontro será nos dias 08 e 09 de novembro, no Cenarium Rural, em Cuiabá
A cadeia produtiva do leite de Mato Grosso é o destaque do 1º Encontro Aproleite que será realizado pela Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso (Aproleite), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), nos dias 08 e 09 de novembro, no Cenarium Rural, em Cuiabá.


Em Mato Grosso, existem 20,9 mil propriedades leiteiras que produzem uma média de 92,6 litros de leite por dia. O estado responde por 2,3% da produção nacional de leite, ocupando a 10ª posição no ranking brasileiro, de acordo com o Diagnóstico da Cadeia Produtiva do Leite de Mato Grosso - estudo feito pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Durante o evento, serão abordados temas como o associativismo, a qualidade do leite, sistemas de produção, qualificação da mão de obra, entre outros. O presidente da Aproleite, Alessandro Casado, explica que será uma oportunidade para os produtores de leite do estado receberem novas informações que, posteriormente, irão contribuir para o rendimento da produção. "Vamos orientar os produtores sobre quais as medidas devem ser tomadas em sua propriedade para melhorar a qualidade do leite. Além disso, vamos orientá-los sobre como conseguir produzir mais e melhor e também vamos oferecer informações de mercado, indústria, normas técnicas e tendências de consumo", destaca.


De acordo com o presidente da Famato e do Conselho Administrativo do Senar-MT, Rui Prado, as entidades acreditam no potencial de Mato Grosso para se tornar o maior produtor de leite do país nos próximos 10 anos. Mas, para isso, é fundamental investir em orientações aos produtores e capacitação da mão de obra, principalmente no fortalecimento da classe. "É por isso que a Famato e o Senar estão juntos neste projeto. Assim como aconteceu em outras cadeias, o fortalecimento da Aproleite, entidade específica do setor, trará grandes frutos para o produtor e para a atividade", afirma Prado.

As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 20 de outubro pelo site www.encontroaproleite.com.br.

O 1º Encontro Aproleite tem o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae-MT), Organização e Sindicato das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso (OCB-MT), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fundo Emergencial de Saúde Animal de Mato Grosso (Fesa-MT), Imea, Scot Consultoria e Sindicatos Rurais.


Programação:

08.11 - Quinta-feira

14h - Credenciamento;
19h - Solenidade de Abertura.

09.11 - Sexta-feira

8h às 9h30 - A nova regra do mercado: produzir leite com qualidade (Instrução Normativa 62) - Guilherme Nunes de Souza, pesquisador da Embrapa Gado de Leite;
9h30 às 10h - Café com leite;
10h às 11h30 - Painel Sistemas de produção de leite: intensificação de pastagens ou confinamento? - Craig Bell, diretor da Leitíssimo e Roberto Jank Jr, sócio proprietário da Agrindus;
11h30 às 13h30 - Almoço;
13h30 às 15h30 - O que esperar do mercado do leite no Brasil e no mundo - Rafael Ribeiro, analista da Scot Consultoria;
15h30 às 16h - Café com leite;
16h às 17h - Painel Associativismo e Cooperativismo: dois modelos de organização;
Case de sucesso: a força da representatividade no associativismo - Carlos Fávaro, presidente da Aprosoja;
Cooperativismo: uma outra visão de empreendedorismo ;
17h às 18h - A educação transformada em resultados na produção de leite - Rui Prado, presidente do Conselho Administrativo do Senar.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink