CI

Aproleite debaterá sistemas de produção na pecuária leiteira

Evento acontecerá nos dias 08 e 09 de novembro, no Cenarium Rural, em Cuiabá

Na programação do 1º Encontro Aproleite, que será realizado nos dias 08 e 09 de novembro, no Cenarium Rural, em Cuiabá, haverá o Painel "Sistemas de produção de leite: intensificação de pastagens ou confinamento?". Os palestrantes são o diretor da Leitíssimo, Craig Bell, e o sócio proprietário da Agrindus, Roberto Jank Jr. O painel será no dia 09 de novembro, das 10h às 11h30.


O diretor da Leitíssimo, Craig Bell, falará sobre a intensificação do uso de pastagens para alimentação do gado leiteiro. De acordo com ele, a produção ao pasto permite uma grande eficiência de uso de mão de obra, energia e nutrientes.

O palestrante irá destacar também os desafios do produtor que opta pela alimentação do gado a pasto. "O produtor precisa saber que o sistema a pasto necessita, especialmente, de uma equipe competente que trabalhe com atenção. Nada dá certo se não tiver uma equipe boa, bem motivada e bem integrada", explica.

Ainda segundo Bell, a participação do produtor em todo o processo também é muito importante na produção de leite. "Vamos mostrar que na pecuária leiteira o olho do dono, mais que na maioria de outras atividades agropecuárias, deve estar sempre atento, pois colhemos a nossa safra duas vezes a cada dia", conclui.

Currículo - Craig Bell é formado em Química pela Universidade de Waikato, Engenharia Química pela Universidade de Canterbury e pós-graduado em Ciência e Tecnologia Láctea pela Universidade de Massey. Entre 1987 a 2003, trabalhou para o New Zealand Dairy Board (incorporado na Fonterra desde 2001). Por oito anos, ficou na base de Nova Zelândia onde liderou o grupo responsável pelo desenvolvimento e produção de produtos de soro. Em 1994, foi transferido para o México onde assumiu o cargo de Gerente Técnico para a América Latina, com responsabilidade de suporte e desenvolvimento de produtos e soluções específicos para clientes. Em 1997 chegou ao Brasil para assumir o cargo de Gerente Geral de NZMP. Em 2003, saiu de Fonterra e continuou no Brasil investindo e ajudando com o desenvolvimento da Fazenda Leitíssimo entre outras coisas.


As inscrições para o 1º Encontro Aproleite poderão ser feitas a partir do dia 22 de outubro pelo site www.encontroaproleite.com.br.

O 1º Encontro Aproleite é uma realização da Aproleite, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e tem o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae-MT), Organização e Sindicato das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso (OCB-MT), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fundo Emergencial de Saúde Animal de Mato Grosso (Fesa-MT), Imea, Scot Consultoria e Sindicatos Rurais.

A Famato, o Senar-MT, o Imea e os 86 Sindicatos Rurais de Mato Grosso formam o Sistema Famato. Acompanhe-nos pelas redes sociais, na Fan Page do Facebook (https://www.facebook.com/sistemafamato) e no perfil no Twitter (@sistemafamato).

Programação:

08.11 - Quinta-feira

14h - Credenciamento;
19h - Solenidade de Abertura.

09.11 - Sexta-feira

8h às 9h30 - A nova regra do mercado: produzir leite com qualidade (Instrução Normativa 62) - Guilherme Nunes de Souza, pesquisador da Embrapa Gado de Leite;
9h30 às 10h - Café com leite;
10h às 11h30 - Painel Sistemas de produção de leite: intensificação de pastagens ou confinamento? - Craig Bell, diretor da Leitíssimo e Roberto Jank Jr, sócio proprietário da Agrindus;
11h30 às 13h30 - Almoço;
13h30 às 15h30 - O que esperar do mercado do leite no Brasil e no mundo - Rafael Ribeiro, analista da Scot Consultoria;
15h30 às 16h - Café com leite;
16h às 17h - Painel Associativismo e Cooperativismo: dois modelos de organização;
Case de sucesso: a força da representatividade no associativismo - Carlos Fávaro, presidente da Aprosoja;
Cooperativismo: uma outra visão de empreendedorismo ;
17h às 18h - A educação transformada em resultados na produção de leite - Rui Prado, presidente do Conselho Administrativo do Senar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.