CI

Aprosoja é fundada em Mato Grosso e define primeiras ações


Criada oficialmente, nesta sexta-feira (04-02), em Cuiabá, a APROSOJA- Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso-. O encontro reuniu cerca de 800 sojicultores de várias regiões de Mato Grosso. A participação dos produtores do Nortão foi expressiva.

O encontro reuniu também o governador Blairo Maggi - maior produtor de soja.

O ex-governador Rogerio salles foi escolhido para presidir a Aprosoja e conduzir os primeiros passos da entidade.

Na assembléia, os produtores também definiram as primeiras ações. A entidade vai cobrar do BNDES a prorrogação das dívidas feitas por sojicultores correspondentes a investimentos em maquinários e melhorias em propriedades; que o Governo Federal crie um repasse de recurso complementar para a produção de soja. Hoje o custo é alto e o preço da soja baixou muito; "A proposta é uma espécie de segundo custeio para que os produtores possam viabilizar a próxima safra", detalhou ao Só Notícias-Agronotícias, o secretário de Agricultura de Sorriso, Sardi Trevisol, que participou do encontro.

Também ficou acertado que os produtores cumpram os contratos de compra e venda da safra 2003 e 2004; que sejam desenvolvidas ações para aumentar o consumo de soja e que o governo viabilize conserto de rodovias para segurar aumentos nos fretes;

Na assembléia de criaçào da Aprosoja também houve propostas de diminuir a produção de soja para a próxima safra como forma de pressionar as multinacionais a baixarem o preço do adubo que é importado, além de evitar investimentos em máquinas.

O governador Blairo Maggi disse que sua equipe econômica estuda a possibilidade de serem destinados 5% dos recursos do Fethab (pago pelos produtores) para a Aprosoja começar a desempenhar suas funções e defender os interesses dos sojicultores. Mato Grosso é hoje o campeão nacional em produção de soja.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.