CI

Aprosoja-MT e Mapa avaliam realização de leilões de Pepro

Diretores explicaram dificuldades de comercializar a safra de milho


 

Os produtores rurais de Mato Grosso já colheram 48% da área cultivada com milho para esta safra. Os preços, no
entanto, estão abaixo do preço mínimo estabelecido pelo governo federal, de R$ 13,56, não cobrindo os custos da lavoura. Para tentar amenizar os prejuízos, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) solicitou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a realização de leilões de Pepro (Prêmio de Equalização Pago ao Produtor Rural) nesta terça (22), em Brasília.

O presidente da Aprosoja-MT, Ricardo Tomczyk, acredita que as liberações dos leilões de Pepro poderão equalizar os preços de venda, já que em Mato Grosso o preço praticado está em média 10% a 20% menor que o mínimo. “Queremos que o produtor consiga pagar seus custos, garantindo a sua rentabilidade”, afirmou Tomczyk.

O ministro da Agricultura, Neri Geller, e o secretário de Política Agrícola do Mapa, Seneri Paludo, afirmaram conhecer a situação dos produtores rurais de estado e disseram que providências já foram tomadas em relação aos leilões. Entretanto, ainda não podem garantir valores e data para a liberação destes recursos. “Vemos que há esforço por parte do Ministério para resolver o problema. A equipe está buscando viabilizar o programa”, pontuou o presidente da Aprosoja-MT.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.