CI

Aprosoja/MT pede aumento nos preços de referência

O custo variável da produção para a safra 2007/08 teve um aumento de 12%


A Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja/MT) esteve nesta quinta-feira (05-07) em Brasília para pedir melhorias nos programas de equalização dos preços da soja (Pepro) para a safra 2007/08. O presidente da Aprosoja/MT, Rui Prado, o coordenador da Comissão de Comercialização, João Carlos Diel e o produtor Antônio Galvan expuseram ao Governo Federal que o preço de referência precisa ser maior, já que os custos de produção para esta safra aumentaram.

De acordo com levantamento feito pela Aprosoja/MT, o custo variável da produção para a safra 2007/08 teve um aumento de 12% em relação à safra passada. Para os produtores, o preço de referência do Pepro ideal é de R$ 27,00. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prometeu que os leilões para a safra 2007/08 estarão funcionamento até agosto deste ano.

No entanto, os produtores acreditam que seja necessário adiantar o início dos leilões para julho. O objetivo é que todos os leilões estejam encerrados até novembro. “Também pedimos para que o produtor tenha direito de escolher o mês para fixação do prêmio”, esclareceu Prado. A Aprosoja/MT teve sua primeira audiência com o novo presidente da Conab, Wagner Rocha. O governo se comprometeu a estudar todas as reivindicações propostas. As informações são da assessoria de imprensa da Aprosoja/MT.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.