CI

Aprovada audiências sobre cultivo de mandioca e usinas de açúcar

Requerimento é do deputado Alexandre Toledo (PSDB-AL)


A Comissão de Agricultura da Câmara aprovou nesta quarta-feira (13/3) requerimento do deputado Alexandre Toledo (PSDB-AL) solicitando audiência pública para debater as ações governamentais para o cultivo e comercialização de mandioca e derivados foi aprovado pelos integrantes da comissão. No requerimento, o tucano convida os ministros da Agricultura, Mendes Ribeiro; e do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas; além dos presidentes da Embrapa, Maurício Lopes; do XV Congresso Brasileiro da Mandioca, Carlos Estevão Leite; da AMAFIL, Manoel Antônio da Silva; da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Mandioca, Ivo Pierin Júnior; e da Cooperativa Mista Agropecuária de Pequenos Agricultores do Sudoeste da Bahia – COOPASUB, Izaltiene Rodrigues, para o encontro.

“O objetivo da reunião é discutir os temas pertinentes ao segmento e buscar soluções para o desenvolvimento produtivo e do comércio, tanto para agroindústria como para encontrar uma alternativa viável para assegurar a comercialização da agricultura familiar”, afirmou Toledo.

Na mesma reunião, a Comissão aprovou também requerimento do deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP) para realização de audiência pública sobre a situação das usinas de açúcar e etanol da região Centro-Sul. Segundo o tucano, “a crise se alastra pelas usinas, causando estrago no emprego e na atividade econômica das microrregiões onde as destilarias estão localizadas. Em 2012, o setor sucroalcooleiro eliminou mais de 18 mil postos de trabalho no país, segundo levantamento do Dieese”, afirmou Nogueira na justificativa.
 
Serão convidados para a reunião o diretor técnico da Única, Antonio de Pádua Rodrigues, o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de São Paulo, Sérgio Luiz Leite, o presidente da Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil, Ismael Perina Júnior, o secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, José Geraldo Fontelles, o presidente da Associação de Produtores de Bioenergia do Paraná, Miguel Rubens Tranin, e um representante do Ministério de Minas e Energia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.