CI

Aprovado o zoneamento agrícola para trigo irrigado


A Comissão Especial de Recursos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento aprovou e divulgou o zoneamento agrícola para a cultura do trigo irrigado nos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal na safra 2005. O objetivo do zoneamento agrícola é estimular o uso de tecnologias com vistas à redução de riscos climáticos nas lavouras, além de ser um importante instrumento de apoio à política agrícola do governo federal.

A avaliação da Comissão Especial de Recursos é de que o cultivo do trigo irrigado é uma excelente alternativa para os agricultores dessas regiões, que poderão alcançar produtividades superiores às da região Sul do Brasil.

De acordo com o zoneamento agrícola, a época favorável ao plantio em Minas Gerais e Goiás é entre os dias 11 de abril e 31 de maio. Para Mato Grosso, o período favorável é do dia 21 de abril a 20 de maio e, para o Distrito Federal, foi definido um calendário do dia 10 de abril a 20 de junho a ser seguido de acordo com a localidade do plantio.

O Ministério da Agricultura informa que a época de plantio indicada pelo zoneamento não será prorrogada ou antecipada em hipótese alguma. No caso de ocorrer algum evento atípico, como excesso de chuvas ou seca excessiva, a recomendação é para que os produtores não façam o plantio na área atingida, pois a lavoura estará sujeita a eventos climáticos adversos impossíveis de serem previstos pelo zoneamento.

A relação dos municípios aptos para a cultura do trigo irrigado está disponível nas portarias publicadas no Diário Oficial da União, seção 1, do dia 14 de fevereiro, que podem ser consultadas no site da Imprensa Nacional (www.in.gov.br).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.