CI

Aprovado projeto que fortalece crédito rural

“O projeto tem tudo a contribuir para elevar ainda mais a capilaridade do sistema cooperativo de crédito rural"


A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (31.10) um projeto que fortalece o crédito rural. O relatório é de autoria do deputado Sérgio Souza (MDB/PR), vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) na região Sul e pretende ainda estimular o uso eficiente dos recursos públicos. 

O relatório faz parta do Projeto de Lei PL 7740/17 que propõe a extensão aos bancos privados e às confederações de cooperativas de crédito do mecanismo de equalização de taxas de juros e outros encargos financeiros. Segundo seu idealizador, deputado Covatti Filho (PP/RS), o projeto busca incentivar os bancos a destinarem verbas para atividades rurais com taxas de juros atrativas. 

Para Souza, hoje existem três bancos privados que ainda não podem captar os recursos e equalizar os juros para investir na agricultura. Desta forma, o projeto irá tentar facilitar essas negociações para que os agricultores tenham mais oportunidades de investirem em seus negócios sem ter os faturamentos comprometidos. 

“O projeto tem tudo a contribuir para elevar ainda mais a capilaridade do sistema cooperativo de crédito rural, com gastos operacionais reduzidos e uma melhor relação de custo/benefício. Se você aumenta a concorrência, as condições se tornam mais competitivas e, consequentemente, mais atrativas ao consumidor/cliente final”, comenta. 

O deputado Junji Abe (MDB/SP), membro da FPA, afirmou que o projeto irá contribuir para transformar o País em um ambiente mais democrático. “No meu Estado, os setores de verduras, legumes, grãos, todos fazem parte de cooperativas”, informar, argumentando que pequenos produtores precisam de incentivo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.