CI

Aprovado zoneamento de risco climático para cana-de-açúcar no RS

A portaria 54 relaciona os municípios contemplados e o período adequado ao plantio das cultivares


O zoneamento de risco climático para a cana-de-açúcar no Rio Grande do Sul (safra 2008/2009) foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (17). A portaria 54 relaciona os municípios contemplados e o período mais adequado ao plantio das cultivares aprovado pelo estudo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Para a identificação dos municípios aptos ao cultivo da cana destinada à produção de açúcar, etanol e para a fabricação de aguardente e alimentação animal foram avaliadas as exigências hídricas e térmicas da cultura, produtividade, nível de tecnologia, condições climáticas, solos e relevo.

Zoneamento agrícola - O zoneamento agrícola, realizado pelo Departamento de Gestão de Risco Rural, da Secretaria de Política Agrícola do Mapa, objetiva minimizar os riscos de ocorrência de adversidades climáticas coincidentes com as fases mais sensíveis das culturas. A indicação da melhor época de plantio resulta de análise de séries climáticas históricas, de no mínimo 15 anos, correlacionadas ao ciclo das cultivares e ao tipo de solo, conforme sua retenção de água.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.