CI

Aquisys v.1.3 é finalista em prêmio de inovação aquícola

Aquisys v.1.3 é um dos três finalistas do Prêmio Inovação Aquícola 2019, na Categoria “Políticas Institucionais”


O Sistema informatizado de apoio às boas práticas de manejo e gestão ambiental da aquicultura - Aquisys v.1.3 é um dos três finalistas do Prêmio Inovação Aquícola 2019, na Categoria “Políticas Institucionais”. Essa categoria premiará “projetos e iniciativas públicos ou privados que promovem a transformação social, econômica e ambiental da atividade”. Além a categoria Politicas Institucionais, o prêmio inovação aquícola também selecionou finalistas nas categorias Academia (universidades e institutos de pesquisa), Produção (cultivo de pescado); Beneficiamento (frigoríficos que processam pescado cultivado) e Produto final (pescado nas mais diversas apresentações).

Conforme Maria Conceição Pessoa, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), esse reconhecimento é uma conquista dos que acreditaram, mas principalmente daqueles que trabalharam nas etapas de desenvolvimento para disponibilizar o sistema informatizado para acesso público online. Na equipe, participaram a APTA- Polo Regional do Leste Paulista e as Unidades da Embrapa (Meio Ambiente, Tabuleiros Costeiros, Agropecuária Oeste, Amazônia Ocidental e Pesca e Aquicultura).

"A indicação sinalizou que as principais etapas utilizadas no desenvolvimento do Aquisys v.1.3 atenderam às demandas do setor produtivo. Ser finalista do prêmio também  representou uma ânimo a mais na construção das duas novas rotinas de sistemas de produção (Tilápia em Tanque-Rede e Tambaqui em Viveiro Escavado), que estão em desenvolvimento para serem incorporadas ao Aquisys v.1.3, em plano de ação de responsabilidade do pesquisador Marcos Losekann, da Embrapa Meio Ambiente, que disponibilizará a nova rotina do Aquisys no Projeto Manejo e Gestão Ambiental  do Projeto em Rede BRSAqua", diz Conceição.

O prêmio é uma iniciativa da Aquaculture Brasil, Aquishow Brasil e Seafood Brasil, cujo resultado será divulgado no “Aquishow 2019” - maior feira de piscicultura de água doce da América Latina.

As categorias desse prêmio abrangem temas de interesse das empresas e entidades da cadeia aquícola e seus finalistas foram indicados por uma comissão de notáveis, selecionada pelas principais instituições relacionadas ao setor no País. Essa comissão de notáveis indicou os 3 melhores cases de cada categoria como finalistas.

A premiação final ainda requer voto livre e direto por categoria, realizado por votação pública online via internet no site do evento (www.premioinovacaoaquicola.com.br) até 21 de abril. Os cases mais votados, de cada categoria, serão premiados no dia 15 de maio de 2019, durante a Aquishow, que será realizada entre os dias 14 a 17 de maio em Santa Fé do Sul, SP.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.